Em abril, vendas de peças, veículos e motos, partes e peças recuaram 5,9% -

Em abril, vendas de peças, veículos e motos, partes e peças recuaram 5,9%

Resultado do bimestre, encerrado em abril, é positivo.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),em abril de 2023, o volume de vendas do comércio varejista manteve-se na estabilidade e variou 0,1%, frente a março, na série com ajuste sazonal. Pelo quarto mês consecutivo, esse indicador não apresentou variações negativas. A média móvel trimestral variou 0,3%.

No entanto, as vendas de veículos, peças e motos recuraram 5,9% na passagem de março para abril. Em relação ao mesmo período do ano passado, o setor registrou uma variação de -1,9% a primeira queda após a alta de 10,8% em março. O setor tem alternado desempenhos positivos e negativos ao longo de 2023, uma vez que os resultados de janeiro e fevereiro foram 4,7% e -1,3%, respectivamente. Em relação ao acumulado no ano até abril, ao passar de 5,1% até março para 3,3% no mês de referência, a atividade aponta perda de ritmo. No caso dos últimos doze meses, o resultado é negativo e o mesmo para os últimos dois levantamentos: -1,4% tanto até março, quanto até abril.

O setor também registraram resultado positivo no bimestre encerrado em abril. Segundo o IBGE, as vendas de veículos, motos, partes e peças apresentaram crescimento de 4,7%


Notícias Relacionadas