Em compasso de espera, mercado de ações encerra semana com leve alta -

Em compasso de espera, mercado de ações encerra semana com leve alta

Ibovespa fechou período com variação positiva de +0,11%. Por sua vez, IAA ficou em -0,80%
Display com preços de ações no moderno centro de visitantes da B3, Bolsa de Valores de São Paulo, Brasil
Crédito: Shutterstock

Faltando poucos dias para 1º. de agosto, quando entrarem em vigor as tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros nos Estados Unidos anunciadas em 9 de julho pelo presidente norte-americano, Donald Trump, os negócios na Bolsa de Valores na semana de 21 a 25 de julho foram marcados pele sentimento de cautela.

O Ibovespa, principal índice acionário do País, encerrou o período com uma leve variação positiva de 0,11%. O IAA, apesar do bom desempenho das ações da Iochpe-Maxion (MYPK3) +3,27%; Marcopolo (POMO4) +3,19% e da Riosulense (RSUL4) 2,51%, não conseguiu superar o resultado negativo e fechou em -0,80%.

As demais empresas que compõem o índice sofreram desvalorização na semana: Tupy(TUPY4) -1,30%;  Mahle Metal Leve EVE3) -1,39%. Frasle (FRAS3) -3,79% e Randon (RAPT4-8,89%.

As ações da Schulz (SHUL4) mantiveram-se estáveis sem variação semanal.

Índice das Ações Automotivas

O IAA é o índice criado pelo After.Lab para medir as movimentações nas ações das empresas do setor automotivo listadas em Bolsa. Mesmo que ainda sejam poucas as empresas a operar nessa modalidade, já são suficientes para proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao universo automotivo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.
A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o IAA – Índice de Ações Automotivas, indicador médio medido entre a variação das sete empresas selecionadas, que é comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento das ações automotivas em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.
Assim, o After.Lab – núcleo de pesquisa e inteligência de negócios com foco no aftermarket automotivo – cria mais um índice semanal para o mercado usar como benchmarking para avaliação comparativa do desempenho do mercado automotivo, balizando-o pelas operações de grandes empresas de todos os setores de negócios, gerando assim uma visão analítica balizada pelos sensíveis índices medidos nos pregões de ações diariamente.


Notícias Relacionadas
Read More

Wega Motors tem estratégia em tempos de coronavírus

A empresa irá dar férias coletivas para todos os funcionários a partir do dia 30 de março. Segundo Cesar Costa, diretor comercial e de marketing da empresa, o trabalho será retomado assim que as condições permitirem, porém, nesse intervalo, nenhum funcionário perderá o emprego.