Em janeiro, a inadimplência entre as famílias que moram na cidade de São Paulo chegou a 25%, número um pouco menor do que registrado em dezembro de 2022 (25,5%). Apesar da melhora mensal, o porcentual registrado no primeiro mês do ano está acima dos 20,3% vistos no mesmo período do ano passado representando aumento absoluto de quase 200 mil famílias com compromissos não quitados na data do vencimento.
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Dentre os lares da capital paulista, 10% afirmam não ter condições de arcar com os valores. Este dado representa 405 mil famílias nesta situação – o segundo maior nível da série história, iniciada em 2010. Para o grupo com renda inferior a 10 salários mínimos, o número dos que dizem não ter condições de pagar foi o maior da série, totalizando 13,5%.
Cartão lidera as dívidas
A PEIC também aponta que 73,1% das famílias paulistanas iniciaram o ano com algum tipo de dívida. São 2,95 milhões de lares compromissados com alguma modalidade de crédito. Vale ressaltar que dívida não necessariamente está atrasada. O cartão de crédito segue no topo da lista dos tipos de dívidas dos consumidores da cidade de São Paulo, citado por 82,7% das famílias. Em seguida, os carnês, com 16,2%; o financiamento de carro (12,6%); e o financiamento de casa (10,5%). O levantamento aponta também que 19% dos consumidores afirmam que o PIX foi a forma de pagamento mais vantajosa das compras. Há um ano, este porcentual era de 5,5%.
Consumidores mais otimistas
O cenário de condições econômicas está mais favorável às famílias paulistanas. Outra pesquisa da FecomercioSP, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), registrou novo aumento em janeiro, de 3,1%. No contraponto anual, a alta foi ainda mais significativa (34,3%).
O Índice de Confiança do Consumidor, o ICC, outra pesquisa de confiança da Entidade, também seguiu na linha positiva e apontou crescimento de 2,1% em janeiro. Para a FecomercioSP, começar o ano com indicativos positivos para o bolso do consumidor traz ânimo à economia e aos empresários do comércio.
Notícias Relacionadas
Sincopeças-SP assina CCT 2021/2022 com comerciários da Capital paulista
Íntegra do documento encontra-se disponível para sua empresa pelo WhatsApp
Christiane Benassi
ZF Aftermarket participa da Automec com o maior número de lançamentos de sua história
Empresa é patrocinadora oficial do evento A ZF Aftermarket participa da Automec 2019 como patrocinadora oficial pela terceira…
Novo Varejo
Abrafiltros encerra o ano com palestras e posse da nova diretoria
Evento será realizado no dia 11 de dezembro, em Santo André/SP, e reunirá especialistas para discutir as perspectivas econômicas de 2026 e o papel da cultura ESG nas empresas, seguido da posse da diretoria para a gestão 2026/2028.
Christiane Benassi
Pesquisa revela preferência do consumidor na hora de realizar a manutenção
Troca de óleo e filtro, alinhamento e balanceamento são os serviços mais realizados
Christiane Benassi











