Em meio a agravamento da pandemia, otimismo dos empresários paulistas desaba -

Em meio a agravamento da pandemia, otimismo dos empresários paulistas desaba

Segundo a Fecomercio SP, Índice de confiança do empresariado do comércio volta a nível de setembro de 2020, enquanto propensão a investimentos e empregabilidade também caem

Em meio ao agravamento da pandemia de covid-19, o otimismo dos empresários paulistas sofreu uma queda contundente. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) caiu 9% em abril, atingindo 89,6 pontos – menor patamar desde setembro do ano passado –, enquanto o Índice de Expansão do Comércio (IEC), que mede a propensão do empresariado a investir, registrou queda de 7,6%, saindo de 91,6 pontos, em março, para 84,6 agora, também o menor nível em sete meses.

As quedas são ainda mais expressivas na comparação com abril de 2020, quando o País tinha acabado de entrar na pandemia: no caso do ICEC, o patamar atual é 24,5% menor do que naquele mês, quando estava nos 118,7 pontos, enquanto o IEC encolheu 21% (marcava 107 pontos à época).
Para a Federação, os números refletem um momento crítico em que as empresas estão refazendo os planos para o longo do ano.

_______________________________________________________________
PRINCIPAIS NÚMEROS DOS INDICADORES EM ABRIL

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC)

Pontuação
Variação (mar/abr)
Variação (abr/20 – abr/21)
89,6
-9%
-24,5%

Índice de Expansão do Comércio (IEC)

Pontuação
Variação (mar/abr)
Variação (abr/20 – abr/21)
84,6
-7,6%
-21%

Índice de Estoques (IE)

Pontuação
Variação (mar/abr)
Variação (abr/20 – abr/21)
100,7
-2,1%
-15,3%

Notícias Relacionadas