Em tempos de distanciamento, balconistas encontram formas alternativas para manter presença no dia a dia dos clientes -

Em tempos de distanciamento, balconistas encontram formas alternativas para manter presença no dia a dia dos clientes

Utilização proativa de ferramentas como o WhatsApp e telefone compõe a estratégia desses profissionais

Lucas Torres

jornalismo@novomeio.com.br

Na reportagem ‘especial’ da última edição do Novo Varejo (https://novovarejoautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2021/03/ESPECIAL-NV320-SITE.pdf), destacamos a intensificação do uso do WhatsApp (Wpp) como uma dos principais respostas do mercado varejista às necessidades de distanciamento social criadas pela pandemia da covid-19.

Ao passar a ocupar posição central no planejamento estratégico das empresas do setor – sejam elas pequenas, médias ou de grandes grupos como o caso da Via Varejo (https://novovarejoautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2021/03/PG-36.pdf) –, a ferramenta tem automaticamente se colocado como essencial também no conjunto de habilidades dos balconistas.

Em um período marcado pela limitação do atendimento corpo-a-corpo, os vendedores de autopeças estão investindo em uma abordagem proativa via Wpp e outras ferramentas digitais para manter acesa a relação de confiança e até a intimidade com seu consumidor.

Essa abordagem foi destacada pelos dois balconistas ouvidos por nossa reportagem em uma entrevista que teve como principal objetivo coletar insights capazes de ilustrar as formas alternativas a partir das quais estes profissionais seguiram se colocando como relevantes para suas empresas, mesmo diante das limitações impostas pela pandemia.

Profissionais de destaque no comércio de peças gaúcho, Bruno Reginatto, da BL Autopeças de Novo Hamburgo, e Felipe Wendt, da Ramos & Copini de Santo Ângelo, enfatizaram o papel indispensável do balconista para manter aquecida a relação empresa-cliente durante a pandemia.

“Minha forma de seguir relevante foi tentando manter um vínculo de amizade e passando informações sobre o funcionamento da empresa, me disponibilizando a ajudar o cliente quando este precisa de peças automotivas”, afirmou Wendt, antes de complementar: “Para isso tenho enviado bastante mensagens diárias via WhatsApp e outros apps (aplicativos). Faço também ligações todos os dias, oferecendo produtos com preços atrativos e em oferta”.

Na mesma linha, Reginatto conta que enfatizar a agilidade e a presença remota foi fundamental para substituir oportunidades de contato que faziam parte de sua rotina de atuação até então – casos das visitas constantes às oficinas de reparação e dos encontros em eventos.

“Optamos por aprimorar as formas remotas de atendimento para agilizar ainda mais o processo da venda e otimizar a nossa tele-entrega, que foi essencial para o período mais restritivo”, relatou o balconista da BL Autopeças.

Tal como o colega da Ramos & Copini, Reginatto elegeu o WhatsApp como seu principal aliado nessa missão de ativação à distância.

“Passamos a enviar via wpp diariamente novidades como os lançamentos que estávamos recebendo, dicas de aplicações, promoções e outros materiais para que o cliente saiba que estamos prontos e preparados para lhe atender nesse período conturbado que passamos”, narrou.


Notícias Relacionadas