Em um ano, mercado de usados tem retração maior do que o de 0 km -

Em um ano, mercado de usados tem retração maior do que o de 0 km

No caso dos veículos leves, a queda no acumulado até novembro atingiu 11,1%, com 9,2 milhões de transações

AutoIndústria

Após registrar volume recorde de vendas no ano passado, o mercado de veículos usados segue patinando este ano. Com 828,8 mil transações em novembro, o segmento de automóveis e comerciais leves usado totalizou 9,2 milhões de unidades no ano, total 11,1% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado (10,3 milhões). O número de emplacamentos de novos teve queda de 1,4%, atingindo 1,75 milhão de unidades.

O presidente da entidade, José Maurício Andreta Jr., lembra que a falta de veículos novos no ano passado, devido à escassez de semicondutores, favoreceu o mercado de usados. Sem disponibilidade do 0 km na concessionária, o consumidor optava por um seminovo, aquele com até três anos de uso, apesar da sobrevalorização dos preços no segmento na época.

“No ano passado, diante da falta de modelos novos, o segmento de usados acabou impulsionado. Este ano, com a recuperação dos estoques de 0 km, o mercado vem se ajustando”, comentou Andreta Jr. Segundo o executivo, os seminovos corresponderam a 14,3% do total transacionado em  novembro e a 12% nas vendas acumuladas de veículos leves em 11 meses.

No cômputo de todas as redes associadas à Fenabrave, que abrange também veículos pesados, implementos e motos, o mercado de usado atingiu 1,1 milhão de unidades em novembro, volume bem próximo ao de outubro, e 12,5 milhões no ano. Em relação aos 13,9 milhões de veículos vendidos entre janeiro e novembro de 2021, a queda é de 10,3%.

O segmento de ônibus é o único ccom desempenho positivo. Com 39,1 mil unidades negociadas, registrou alta de 6,8% no comparativo interanual. Já as vendas de caminhões caíram 15,6%, para 311,8 mil unidades, e as de motos recuaram 7%, para quase 2,8 milhões de unidades.




Notícias Relacionadas
Read More

Carros elétricos mais que dobram vendas no Brasil em 2021

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (Anfavea), entre janeiro e outubro de 2021 foram vendidos 1.805 novos carros elétricos no país. O número é 125,3% maior do que o registrado nos 12 meses de 2020