Em um ano, movimento nas lojas físicas diminuiu 10% -

Em um ano, movimento nas lojas físicas diminuiu 10%

Páscoa realizada em março neste ano pode ter causado essa retração. Mesmo com recuo, faturamento cresceu 1% do período, segundo pesquisa HiPartners/SBVC

O fluxo de visitação no varejo físico apresentou retração em abril de 2024: enquanto os shopping centers registraram recuo de 9% em comparação com igual mês de 2023, as lojas físicas também registraram queda de 10% no período.

Porém, os tipos de estabelecimentos tiveram performances distintas. As lojas situadas em shopping centers recuaram 12%, mas as localizadas na rua surpreenderam, com crescimento de 4% frente 2023. Já na comparação com março, o fluxo caiu 7% e 3%, respectivamente. 

Os dados são parte do IPV (Índices de Performance do Varejo), pesquisa organizada pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Segundo Eduardo Terra, presidente da SBVC, o mês de abril teve uma performance bastante aquém do esperado. O fato da Páscoa ter acontecido em Março neste ano, pode, em partes, ter comprometido a performance deste mês. “De toda forma, a dinâmica no primeiro trimestre reverbera a resiliência do consumo das famílias, movimento que se mantém desde o ano passado e é fruto do mercado de trabalho aquecido, além do crescimento da renda.”


Notícias Relacionadas