Em uma semana de sobe e desce, IAA fica em-0,75% -

Em uma semana de sobe e desce, IAA fica em-0,75%

Ações automotivas chegaram a registrar variações positivas ao longo dos dias, mas crescimento não foi suficiente para alavancar o índice

A semana de 23 a 27 de setembro foi marcada por um sobe e desce nos valores das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.  A notícia de que o Banco Central elevou a taxa de básica de juros, a Selic, em 25 pontos-base, a 10,75% ao ano mexeu com os ânimos dos investidores. Outros fatores que contribuíram para os resultados do mercado financeiro foram a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que ficou abaixo do esperado e o anúncio da taxa de desemprego ficou em 6,6% nos três meses até agosto, um pouco abaixo do consenso do mercado. 

Com isso, a variação semanal do Ibovespa foi de +1,27%.  Enquanto o IAA, índice que mede o desempenho das empresas automotivas na Bolsa foi de -0,75.

As ações que registraram crescimento foram:  Marcopolo (POMO4) +2,61% e Riossulense (RSUL4) +1,3% . Já os títulos da Fras-le (FRAS3) não sofreram variações na semana.

As demais registram resultados no período: Tupy (TUPY4) -3,64%; Mahle Metal Leve (LEVE3) +2,79%; Randon (RAPT4) -1,80%; Iochpe-Maxion (MYPK3) -1,24% e Schulz (SHUL4) -0,61% 

Índice das Ações Automotivas

O IAA é o índice criado pelo After.Lab para medir as movimentações nas ações das empresas do setor automotivo listadas em Bolsa. Mesmo que ainda sejam poucas as empresas a operar nessa modalidade, já são suficientes para proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao universo automotivo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.
A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o IAA – Índice de Ações Automotivas, indicador médio medido entre a variação das sete empresas selecionadas, que é comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento das ações automotivas em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.
Assim, o After.Lab – núcleo de pesquisa e inteligência de negócios com foco no aftermarket automotivo – cria mais um índice para o mercado usar como benchmarking para avaliação comparativa do desempenho do mercado automotivo, balizando-o pelas operações de grandes empresas de todos os setores de negócios, gerando assim uma visão analítica balizada pelos sensíveis índices medidos nos pregões de ações diariamente.


Notícias Relacionadas
dia do meânico
Read More

IQA certificará profissionais de oficinas

O teste que será feito pelo IQA para gerar a certificação será voluntário e com cobrança de uma taxa de R$ 150. Será feito 100% online e a certificação será válida por 3 anos. O certificado fica disponível digitalmente e futuros empregadores podem consultar a base de certificados online.