Em 2002 a torcida brasileira viveu uma grande emoção com a conquista do pentacampeonato na Copa do Mundo disputada na Coréia do Sul e no Japão. Foi a última vez que vimos a consagrada e inesquecível imagem de nosso capitão erguendo a taça mais cobiçada do futebol mundial. “O gesto, que faz parte da mais pura tradição esportiva, naquela oportunidade ficou a cargo de Cafu, o recordista de jogos pela Seleção Brasileira em Copas, com 20 partidas disputadas entre os mundiais de 1994, 1998, 2002 e 2006”, descreveu Celso Zucatelli durante a cerimônia.
Além de vitorioso no futebol, Cafu é um exemplo de comportamento e cidadania. “Em 2004, o eterno craque realizou um grande sonho: criou a Fundação Cafu e, desde então, a instituição vem utilizando a cultura e o esporte como ferramentas de desenvolvimento social e humano, atendendo crianças, jovens e adultos moradores do Jardim Irene e bairros vizinhos, comunidades socialmente vulneráveis”, acrescentou Adriana Reid.
Com base na proposta de, a partir do tema Copa do Mundo, dar visibilidade ao futebol como ferramenta de inserção social, a Novo Meio convidou a Fundação Cafu para enriquecer a cerimônia de premiação este ano. Por compromissos profissionais fora do país, relacionados à Copa do Mundo, Cafu não pode comparecer ao evento. Mas foi representado por seu irmão, Marcelo Evangelista de Morais, que também é presidente da Fundação que leva o nome do craque. Além disso, Cafu gravou um vídeo homenageando os Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças e destacando a importância do mercado automotivo.
Para manifestar, ainda que simbolicamente, a generosidade do mercado com a causa social apresentada no evento, foi realizado um leilão de duas bolas de futebol e da camisa oficial da Seleção Brasileira – todos os itens autografados pelo capitão do penta, com renda revertida para a obra social da Fundação Cafu. A iniciativa arrecadou um total de R$ 7.200.
O momento mais emocionante da noite ficou reservado para o final. Durante a exibição de um vídeo, 11 crianças atendidas pela Fundação Cafu subiram ao palco e foram aplaudidas pelos convidados. As mesmas crianças distribuíram a cada um dos presentes camisetas infantis para serem doadas a crianças carentes com o conceito central do evento: Porque mais bem-aventurada coisa é dar que receber.