De FIEMG
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de agosto, divulgado pela FIEMG nesta quinta-feira, dia 20/08, cresceu 6,1 pontos entre julho (48,8 pontos) e agosto (54,9 pontos) e ultrapassou a fronteira dos 50 pontos, sinalizando que o empresário retomou a confiança, após quatro meses de indicadores abaixo desse nível.
Passado o impacto inicial provocado pela pandemia da Covid-19, que resultou em uma queda histórica do indicador em abril, o índice vem mostrando tendência de melhora, embora ainda permaneça 9,0 pontos abaixo do patamar registrado em fevereiro, mês anterior à pandemia.
O componente de condições atuais cresceu 9,9 pontos ante julho (35,8 pontos), registrando 45,7 pontos em agosto. O resultado mostrou que os industriais estão com uma percepção menos negativa quanto à situação atual das economias brasileira e mineira, e de suas empresas.
Expectativas positivas
O componente de expectativas avançou pela quarta vez consecutiva, em 4,2 pontos, entre julho (55,3 pontos) e agosto (59,5 pontos), e mostrou que os empresários estão com perspectivas positivas em relação às economias do país e do estado, tanto quanto aos seus negócios nos próximos seis meses.