Entre perdas e ganhos, IAA e Ibovespa encerram abril em alta -

Entre perdas e ganhos, IAA e Ibovespa encerram abril em alta

Esfriamento na guerra de tarifas entre EUA e China impulsionou mercados globais e ações reagiram nas últimas semanas do mês

O clima de incertezas que tomou conta dos mercados globais de ações no início de abril aos poucos foi dando lugar para a calmaria, conforme o presidente norte-americano recuava em seus discursos das tarifas comerciais impostas a outros países, sobretudo à China. O mercado brasileiro não ficou imune a esse movimento. O Ibovespa, que nas primeiras semanas, acumulou sucessivas quedas encerrou o período em alta de +2,14%.

As ações automotivas também reagiram bem e o IAA fechou o quarto mês do ano em +6,79%, superando o Ibovespa. O destaque ficou com a Tupy (TUPY4) cujos papéis valorizaram +19,17%.

Mahle Metal Leve (LEVE3) +11,42%; Marcopolo (POMO4) +8,98%; Fras-le (FRAS3) +6,44%; Iochpe-Maxion (MYPK3) +4,85%; Randon (RAPT4+3,34% e  Riosulense (RSUL4) +2,26% acumularam crescimento no período.

Por outro lado, as ações da Schulz (SHUL4) recuaram -2,14%.

Índice das Ações Automotivas

O IAA é o índice criado pelo After.Lab para medir as movimentações nas ações das empresas do setor automotivo listadas em Bolsa. Mesmo que ainda sejam poucas as empresas a operar nessa modalidade, já são suficientes para proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao universo automotivo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.
A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o IAA – Índice de Ações Automotivas, indicador médio medido entre a variação das sete empresas selecionadas, que é comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento das ações automotivas em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.
Assim, o After.Lab – núcleo de pesquisa e inteligência de negócios com foco no aftermarket automotivo – cria mais um índice semanal para o mercado usar como benchmarking para avaliação comparativa do desempenho do mercado automotivo, balizando-o pelas operações de grandes empresas de todos os setores de negócios, gerando assim uma visão analítica balizada pelos sensíveis índices medidos nos pregões de ações diariamente.


Notícias Relacionadas
Read More

Balconista ou vendedor de autopeças?

O NovoVarejo criou em 2001 o Dia do Balconista de Autopeças. E, em 2010, conseguiu transformar essa iniciativa em lei no município de São Paulo, colocando a categoria profissional no calendário oficial da maior cidade do país.