ESG, de dentro para fora -

ESG, de dentro para fora

Trata-se de um grande desafio e que tem levado muitos gestores a procurar consultorias especializadas no assunto.

Leonardo Dutra*

As agendas sociais, ambientais e governamentais passaram a fazer parte do cotidiano das empresas, dos mais diversos tamanhos e nos mais diversos países. Agrupadas na sigla ESG (do inglês environmental, social and governance), ações nessas três frentes tornaram-se essenciais para a gestão das empresas modernas. Mas nem sempre é fácil implementar e conduzir um programa ESG que esteja em sintonia com as diretrizes e valores do negócio. Ao contrário, trata-se de um grande desafio e que tem levado muitos gestores a procurar consultorias especializadas no assunto. 

Para as consultorias, por sua vez, também é uma imensa responsabilidade auxiliar as corporações nesse processo, que deve ser permanente e ter qualidade ímpar.

Entre 15 provedores de serviços analisados pela Verdantix, a EY foi reconhecida como líder em estratégia ESG e programa de sustentabilidade, estratégia de mudança, climática e gerenciamento de desempenho de riscos e governança. No relatório, os serviços EY são recomendados para entidades corporativas que procuram uma organização de consultoria para gerenciar os mais variados programas de ESG. 

O relatório da Verdantix é um honroso reconhecimento do nosso trabalho diário. Para atingirmos esse estágio, um importante motor do esforço da EY é a equipe de serviços de mudanças climáticas e sustentabilidade. Criada há mais de 20 anos, trata-se de uma equipe global multidisciplinar e que trabalha em todas as linhas de serviços da EY, ajudando as empresas a entender e lidar com os riscos e oportunidades das mudanças climáticas.

Dentro de casa também fazemos a nossa parte. A EY está comprometida a ajudar e acelerar a ação em prol do clima e capacitar nossos colaboradores a fazer o mesmo. Em 2021, a organização tornou-se carbono negativo, um passo importante e significativo para alcançar a meta de se tornar carbono líquido até 2025. 

Para isso, foi estabelecida uma meta agressiva de reduzir as emissões em toda a organização em 40% ao longo dos próximos três anos. São ações do cotidiano em todos os nossos escritórios nos países onde estamos estabelecidos, tais como: redução de emissões de viagens de negócios; redução do uso de eletricidade e incentivo às energias renováveis; investir em ações que incentivem os clientes rumo à descarbonização.

Boas práticas de governança e defesa intransigente da sustentabilidade é um dever de todos nós. Mais do que um reconhecimento de mérito, o relatório da Verdantix é um sinal de que estamos no rumo certo. Trata-se de uma caminhada que une a EY, nossos clientes e toda a sociedade. Estamos juntos nessa missão.

*líder de consultoria na área de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da EY


Notícias Relacionadas
Read More

Hora de preparar a saída da recessão

Luiz Carlos Mendonça de Barros é Presidente do Conselho de Administração da Foton. Já exerceu os cargos de presidente do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, foi Diretor do Banco Central do Brasil e Ministro das Comunicações.
Read More

Por que ESG é para todos?

Em tempos de consumidor consciente e em busca de propósito, o especialista em governança Luiz Fernando Lucas mostra como aplicar esse conceito no dia a dia da empresa faz toda a diferença