Especialista em varejo ‘entrevistou’ o ChatGPT -

Especialista em varejo ‘entrevistou’ o ChatGPT

O resultado do papo foi publicado no Linkedin do expert e mostrou a capacidade quase ‘assustadora’ do ChatGPT em articular temas de naturezas diversas
Crédito: Shutterstock

Para testar e demonstrar as especificidades generativas do ChatGPT, o especialista de varejo e conselheiro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Caio Camargo, fez um exercício de fazer perguntas abertas sobre o cenário do varejo mundial à ferramenta de inteligência artificial. O resultado do papo foi publicado no Linkedin do expert e mostrou a capacidade quase ‘assustadora’ do ChatGPT em articular temas de naturezas diversas para construir raciocínios lógicos e complexos. Confira duas das perguntas e respostas:

Caio Camargo – Quais as tendências mais importantes para o varejo em 2023?

ChatGPT – É difícil para mim falar sobre tendências especificas que irão acontecer no varejo ainda em 2023, pelo fato de eu ser um modelo artificial de linguagem, sem acesso a eventos atuais ou desenvolvimentos futuros. Eu posso te dizer que existem algumas tendências gerais que estão mudando o mercado de varejo nos últimos anos e devem continuar importantes no futuro. Essas incluem o aumento do uso da tecnologia e da análise de dados (#analytics), o crescimento do e-commerce e à ascensão do comércio móvel (#mobile), a expansão das estratégias de #omnicanalidade e o aumento do foco na experiência do consumidor. Também é fato que a sustentabilidade e a responsabilidade social vão continuar como pontos de atenção aos varejistas.

Caio Camargo – Os serviços de streaming vão se tornar marketplaces? ChatGPT – É possível que as plataformas de streaming se desenvolvam para se tornar marketplaces no futuro. Algumas plataformas já começaram a incorporar elementos de e- commerce em seus serviços, como oferecer produtos licenciados aos programas e filmes disponíveis em seu catálogo, ou permitindo que usuários comprem ou aluguem conteúdo digital direto da plataforma. Entretanto, é importante dizer que as plataformas de streaming e de marketplaces servem à propósitos diferentes e têm modelos de negócio bem distintos. O streaming é praticamente focado em fornecer para usuários com acesso uma grande variedade de conteúdo, como filmes, programas, shows, entre outros, ao passo que os marketplaces são plataformas de facilitação da venda de produtos e serviços entre vendedores e compradores. Não está muito claro como esses dois papéis podem se desenvolver no futuro, mas é possível que eles irão continuar a se aproximar e se convergir entre esses papéis de várias maneiras.


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