Estudo analisa evolução do e-commerce no Brasil em 2021 -

Estudo analisa evolução do e-commerce no Brasil em 2021

Maior parte dos brasileiros usa redes sociais para pesquisar sobre produtos.

Folha de Boa Vista

O faturamento do varejo on-line cresceu 26% em relação a 2020. O faturamento chegou a R$ 161 bilhões no ano, com 353 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 455. Dentro destes valores, as categorias de produtos que mais faturaram foram Celulares (20%), Eletrodomésticos (13%), Eletrônicos (10%), Informática (9%) e Moda (9%), de acordo com o  Relatório sobre o Comportamento do Consumidor, que analisa as bases de dados das empresas, para contar como foi 2021 para o varejo on-line, o e-commerce, e trazer tendências do comportamento do público para os meses que estão por vir.

Ainda de acordo com o Relatório, novembro foi o mês com maior destaque em visitas, cadastros e vendas em 2021 – não à toa, uma vez que de acordo com a pesquisa sobre a jornada de compra na Black Friday, feita no ano passado, 60% tinham intenção de comprar na data e cerca de 43% dos consumidores afirmaram monitorar preços até um mês antes do maior evento comercial do ano.

Outra variação interessante é a que acontece nas regiões do Brasil. Primeiro, em quantidade de acessos, o Sudeste segue liderando, seguido do Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Segundo, existe diferença nas categorias mais buscadas em cada região: Beleza e Cosméticos é a categoria mais procurada pelos consumidores do Norte (32%) e Nordeste (30%); A categoria que mais cresceu em visitas, Farmácia e Saúde, é a que mais atrai o público do Sudeste (48%) e Centro-oeste (25%); Bebidas concentra o maior tráfego (49%) dos residentes do Sul.

Outro ponto de destaque é o tipo de acesso por onde o potencial consumidor acha o seu produto. De acordo com o relatório, as visitas por mobile cresceram mais de 28% no segundo semestre. Este movimento pode estar atrelado à popularidade do Social Commerce, por exemplo, considerando que os estudos mostram que 76% dos brasileiros utilizam as redes sociais para pesquisar produtos


Notícias Relacionadas