Estudo aponta influência da tecnologia na decisão de compra -

Estudo aponta influência da tecnologia na decisão de compra

Pesquisa atesta que é cada vez maior o número de consumidores que usam a internet para se informar sobre produtos

Redação Novo Meio

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 A tecnologia alterou significativamente a forma como o consumidor busca informações sobre produtos e os meios que ele utiliza para fazer as compras. Estudo realizado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil – organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global – com 425 pessoas acima de 18 anos de idade e 550 empresas revela que 83% dos entrevistados utilizam a internet como meio de se informar sobre os produtos que pretendem consumir. 41% deles preferem ir às lojas pessoalmente, 22% buscam sugestões de amigos e familiares e 21% usam aplicativos de smartphones. É sempre importante lembrar que, em geral, tais levantamentos não costumam investigar os consumidores e os estabelecimentos de autopeças. De qualquer forma, oferecem indicadores de tendências que, mais cedo ou mais tarde, podem apontar caminhos também para o aftermarket automotivo.

Outra constatação do estudo é a presença do dispositivo móvel incorporado à decisão de compra. O consumidor quer o usar o celular para tudo, incluindo acompanhar no futuro a data de validade dos produtos que consome. Sempre há um aplicativo que o atende, desde a consulta de preços à comparação da qualidade dos produtos.

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 Futuro

E o que deve mudar em relação às compras? O brasileiro acredita que novas tecnologias surgirão e mudarão a forma como ele visita o varejo. Ainda não sabe se é por meio de aplicativos, inteligência artificial ou código de barras. Mas acredita que a tecnologia vai revolucionar sua forma de ir às compras. Por isso, entende que terá cada vez mais comodidade e poderá comprar sem sair de casa e com mais segurança. A experiência de compra também será impactada pela tecnologia, e deseja até mesmo comprar via realidade aumentada.

No futuro, conclui a pesqiusa, todos os pontos de contato com consumidor deverão crescer em representatividade na busca por mais informação na percepção das empresas. Destaque para o crescimento dos aplicativos, que na visão das empresas deverão se multiplicar significativamente, além das redes sociais e sites. O código de barras continua a predominar como principal forma de identificação de produtos pela indústria, distribuição e varejo. De todos os produtos vendidos ao consumidor final, 86,93% são identificados pelo código de barras.

Apesar do cenário econômico atual, 87% das empresas entrevistadas têm a intenção de investir em inovação tecnológica no próximo ano. Sendo que pelo menos 60% delas pretendem investir até 3% de seu faturamento – bem positivo para o momento atual.

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