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Exploradores

Olá amigos! No artigo anterior, falamos das inovações e quanto precisamos estar atentos e preparados para elas. Mencionamos quatro personalidades dentro de nós, que nos ajudam a vender mais; hoje, falaremos sobre a primeira delas: o Explorador.

Quando pensamos em um tipo de personalidade exploradora, podemos nos confrontar com duas ideias diferentes:

a) que se trata de uma pessoa que explora, num sentido negativo da palavra. Por exemplo: “Fulano explora ao máximo o trabalho de beltrano”.

b) que se trata de uma pessoa que explora, num sentido positivo da palavra. Aquele que expande. Por exemplo: “Fulano viajou e foi explorar o mundo a fora”.

Todos nós somos exploradores, e quando se trata de vendas, de resultados, entendemos que o vendedor explorador é aquele que vai em busca de novos clientes, vai em busca de novas oportunidades.

Se convertemos isso para as técnicas de vendas, por exemplo, entendemos que o vendedor explorador é aquele que olha para fora, que enxerga a oportunidade de um novo negócio em tudo (e em todos!). Ele está atento ao mercado, está atento à concorrência, está atento ao cliente, buscando sempre Explorar, no sentido positivo, essas oportunidades.

O diferencial dessa personalidade é que o foco dela está no externo, ou seja, no cliente e não na venda em si. Para isso, é necessário seguir alguns pontos importantes, que listamos a seguir:

1) Reconheça seu cliente – isto é, conheça seus hábitos, costumes, desejos, poder aquisitivo e histórico de compras. Afinal, se alguém lhe perguntar quem é o seu cliente ideal, você saberá responder ao certo e, principalmente, reconhecê-lo, quando este se apresentar a você. Sua estratégia de venda estará definida para esse cliente.

2) Saiba o que seu cliente busca e como ele o faz – ou seja, seu cliente sempre tem um problema a resolver, uma demanda de consumo, e você precisa ter uma solução a oferecer, algo que seja realmente útil e agregue valor para ele.

3) Defina como atender às necessidades do cliente – quem deseja vender com foco no cliente não pode se dar por satisfeito ao identificar aquilo que ele busca. É preciso determinar como atender a essa necessidade.

Sim, entregar ao cliente aquilo que ele busca deve ser mais que uma meta, mas um projeto, um propósito, a razão para que você cumpra seu ofício todos os dias.

E como todo explorador que se preze, utiliza uma bússola para se guiar, aqui vai um direcionamento para que você encontre o explorador que há em você:

  • Seja curioso!
  • Saia do seu quintal
  • Olhe seus concorrentes
  • Faça as oportunidades
  • Tenha foco no seu cliente

Boas vendas e até a próxima!


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