Fabricantes de automóveis admitem necessidade de solução federal para o direito ao reparo nos EUA -

Fabricantes de automóveis admitem necessidade de solução federal para o direito ao reparo nos EUA

No dia 18 de fevereiro de 2025, os fabricantes de veículos dos Estados Unidos divulgaram uma proposta legislativa relacionada ao direito de reparar automóveis.

No dia 18 de fevereiro de 2025, os fabricantes de veículos dos Estados Unidos divulgaram uma proposta legislativa relacionada ao direito de reparar automóveis. Segundo a interpretação das entidades que representam o Aftermarket Automotivo no país, as opiniões citadas nesta proposta contemplam uma pequena fração do mercado de reparos e não são representativas do mercado de reposição automotiva mais amplo. “A indústria aprecia o reconhecimento dos fabricantes de automóveis sobre a necessidade de uma legislação federal para proteger a escolha do consumidor no reparo de veículos e aguarda com expectativa a consideração do Congresso sobre o REPAIR Act, o Ato da Reparação”. Bill Hanvey, presidente e CEO da Auto Care Association, e Paul McCarthy, presidente da MEMA Aftermarket Suppliers, divulgaram a seguinte declaração:

“Estamos felizes em ver que os grupos comerciais que representam os fabricantes de automóveis finalmente admitem o que já sabemos há muito tempo: é necessária a ação do Congresso para garantir que as oficinas independentes e os fabricantes de peças de reposição possam continuar a oferecer aos americanos opções de reparo de veículos de qualidade e acessíveis. Dito isso, esta última proposta parece ser uma tática para adiar e derrotar a legislação pró-consumidor do direito de reparar em todos os níveis.

O Right to Equitable and Professional Auto Industry Repair Act (REPAIR Act) é uma abordagem direta para garantir o acesso seguro e protegido aos dados de reparo e manutenção de veículos. O REPAIR Act, liderado pelo congressista Neal Dunn, é a solução. A proteção da escolha do consumidor e do proprietário de frotas, o acesso garantido aos dados de reparo críticos, um mecanismo federal de aplicação estabeleci – do e a prevenção de monopólios de reparo são realizados por meio do REPAIR Act. Sem ele, o mercado de reposição perde – rá a capacidade de não apenas inovar, mas também de continuar oferecendo aos consumidores opções para manter seus veículos em funcionamento. Aguardamos com expectativa a reintrodução iminente do REPAIR Act e continuaremos a trabalhar com todas as partes que compartilham nosso compromisso com soluções que ofereçam aos proprietários de veículos maior escolha, reparos seguros e preços mais baixos.

NOTA: Historicamente, o mercado de reposição independente tem realizado 80% dos reparos de veículos fora da garantia (Fonte: Auto Care Association/MEMA Aftermarket Suppliers Joint Forecast Model) e esses reparos são geralmente 36% mais baratos do que nos concessionários. Os proprietários de carros valorizam as lojas de reparos independentes por sua confiabilidade, preços razoáveis, mecânicos experientes e boa reputação”. Atualmente, as oficinas de reparo e os fabricantes independentes estão sendo cada vez mais afastados à medida que os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) cole – tam terabytes de dados dos veículos de forma sem fio e decidem unilateralmente a quem dar acesso a esses dados e sob quais termos e condições, sem a contribuição dos proprietários dos veículos.

Uma pesquisa independente realizada no ano passa – do demonstrou que 63% das oficinas relataram dificuldades para realizar reparos rotineiros diariamente ou semanalmente devido a restrições de dados. Além disso, 51% das empresas relataram enviar até cinco carros por mês para o concessionário devido a essas restrições. No dia 11 de fevereiro de 2025, a juíza do Tribunal Distrital dos EUA, Denise Casper, rejeitou os esforços de quatro anos da AAI para bloquear a implementação da lei de direito de reparo de Massachusetts.

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