Falta de carros nacionais amplia fatia dos importados em junho -

Falta de carros nacionais amplia fatia dos importados em junho

Vendas cresceram 25% sobre maio, enquanto as de modelos nacionais caíram 6,6%

AutoIndústria

A participação dos veículos importados no total emplacado no mercado brasileiro chegou na casa dos 13% em junho, o que não acontecia desde maio de 2018. As vendas dos modelos vindos do exterior chegaram a 24,4 mil unidades, com alta de 25% sobre as 19,4 mil de maio. Em contrapartida, os emplacamentos de unidades nacionais caíram 6,6%, de 169,2 mil para 158 mil unidades.

A participação de exatos 13,3% conquistada pelos importados no mês passado foi destacada pelo presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, ao apresentar o balanço do setor na quarta-feira, 7. Um fator que poderia justificar essa alta é a falta de vários modelos nacionais no mercado brasileiro, fruto da queda na produção provocada pela falta de semicondutores.

“Como a oferta de carros brasileiros caiu, é natural a participação dos importados crescer. O número de junho chama a atenção mas ainda não dá para falar em tendência. É preciso aguardar os próximos meses para avaliar com mais exatidão o comportamento real do mercado”, comenta Moraes.

No primeiro semestre, o total de emplacamentos de veículos nacionais foi de 965.936 unidades, volume 35,5% superior aos 713.030 licenciamentos de igual período de 2020. No caso dos importados, a alta foi  menor nesse comparativo interanual. As vendas cresceram 13%, de 95,8 mil para 108.237. No acumulado até junho a participação dos importados está em 10,1%, um pouco abaixo da registrada na média de 2020, que foi de 10,3%.

As montadoras brasileiras, em sua maioria, vêm enfrentando problemas com falta de componentes, principalmente semicondutores. O segmento de automóveis é o mais afetado pelo desabastecimento, que atinge o setor mundialmente.

No Brasil, a General Motors, que até o ano passado era líder entre as marcas, é a mais prejudicada no momento. Sua produção em Gravarataí, RS, onde produz o Onix, também líder até o ano passado, está paralisada desde 5 de abril e só deverá ser retomada em 16 de agosto. A Volkswagen paralisa sua produção em Taubaté, SP, na próxima segunda-feira, 12, e a partir do dia 19 suspende um turno de sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Com menos problemas de gargalo na produção, a Fiat vem sendo a grande favorecida no mercado brasileiro este ano. A marca consolidou a liderança no balanço do semestre e a Strada vem mantendo a primeira colocação no ranking dos automóveis e comerciais leves mais vendidos no País.


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