Falta de mão de obra qualificada preocupa indústria brasileira -

Falta de mão de obra qualificada preocupa indústria brasileira

Nos países desenvolvidos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), cerca de 48% dos estudantes do ensino médio fazem educação profissional. No Brasil, esse índice gira em torno de 10%.

De acordo com Rafael Lucchesi (Diretor Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI), os jovens precisam de oportunidade e incentivo para receber formação técnica e profissional ainda na escola. Desta forma, eles podem concluir essa etapa mais bem orientados sobre que carreira seguir e com uma ocupação que possibilita emprego e renda.

Nos países desenvolvidos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), cerca de 48% dos estudantes do ensino médio fazem educação profissional. No Brasil, esse índice gira em torno de 10%. Outros dados alarmantes:

  • Apenas 21% dos brasileiros de 25 a 34 anos têm diploma de ensino superior. O percentual é bem inferior à média dos países que compõem a OCDE: 44%;
  • Outro dado da OCDE revela baixo índice de conclusão entre os que ingressam: 67% dos estudantes não conseguem concluir o curso no tempo previsto, em média quatro ou cinco anos;
  • 44,2% dos jovens (14 a 17 anos de idade) e 31,4% entre (18 a 24 anos de idade) estão desempregados e em busca de trabalho.

Notícias Relacionadas