Falta de motos no mercado derruba vendas para 89,7 mil unidades -

Falta de motos no mercado derruba vendas para 89,7 mil unidades

Números foram divulgados pela Fenabrave.

Em janeiro as motos registraram 89,7 mil unidades emplacadas e uma queda de 20,2% na comparação com dezembro, que foi o segundo melhor mês de 2021 para o setor. A retração acentuada decorre da queda de produção em dezembro por causa de férias coletivas. Já a comparação com janeiro do ano passado indica pequena alta de 4,5%.

Os números foram divulgados pela Fenabrave, que reúne as associações de concessionários. A entidade informa que a demanda por motos permanece aquecida, mas a falta de modelos em estoque nas concessionárias e a redução da oferta de crédito  impactaram os emplacamentos neste início de ano. Com isso, a média diária de licenciamentos (que vinha acima de 5 mil motos no segundo semestre do ano passado) recuou para 4.270 neste começo de 2022.

Segundo a entidade, até o começo de novembro essa taxa de aprovação das fichas era de 48% e caiu por conta do aumento da inadimplência nas últimas semanas de 2021. Vale dizer que a Abraciclo, associação dos fabricantes, garantiu em entrevista coletiva concedida em 20 de janeiro que a oferta de crédito não seria neste momento um problema no setor, mas reconheceu que a produção voltou a ser afetada no início do ano pelo aumento dos casos de Covid-19 e também de gripe Influenza em Manaus (AM), onde estão concentradas as fábricas de motos. Isso deve comprometer também os emplacamentos de fevereiro.


Notícias Relacionadas