Faltou peça para 50% das oficinas no segundo trimestre -

Faltou peça para 50% das oficinas no segundo trimestre

Dado faz parte do estudo Aftermarket Pulse 2021 – Onda 2/4. No primeiro semestre, o levantamento havia apurado desabastecimento em 65% dos estabelecimentos de reparação automotiva

Claudio Milan

[email protected]

O ano de 2020 foi atípico e imprevisível para os negócios em todos os setores da economia. Os impactos resultantes da pandemia da covid-19 repercutiram e continuam repercutindo fortemente no ambiente de negócios, inclusive no mercado de reposição. Dois deles são particularmente significativos: a inflação e a falta de peças, tanto para as montadoras quanto no mercado de reposição.

Mas é fato que estamos vivendo um período de reacomodação e, para os mais otimistas, retomada. Com o objetivo de medir o nível de atividade neste processo de recuperação econômica a GIPA está realizando em quatro ciclos trimestrais o estudo Aftermarket Pulse 2021. Trata-se de uma ferramenta global desenvolvida pela empresa de inteligência de mercado para fornecer uma visão geral atualizada da situação do aftermarket em cada país.

Os resultados a seguir foram obtidos no segundo ciclo de apurações, referente ao período de abril, maio e junho de 2021. Até o final do ano, outras duas medições serão feitas. Neste segundo estudo, foram ouvidos por telefone nas cinco regiões do Brasil 421 proprietários, gerentes ou gerentes de pós-vendas de empresas de manutenção de veículos, sendo 51 concessionárias, 265 oficinas independente, 53 lojas de pneus e 52 funilarias.

Acompanhe na sequência a evolução da atividade da reparação automotiva a partir da comparação entre o primeiro e o segundo semestre de 2021. Os gráficos trazem também a interpretação da GIPA para os indicadores apurados.


Notícias Relacionadas