Dezembro de 2023 deverá ser o melhor da história para os comerciantes paulistas. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a projeção é que o setor alcance a marca de R$ 119,7 bilhões em faturamento até o fim do mês, o que representará uma alta de 5% em relação ao mesmo mês do ano passado — o número estima o crescimento real, com a inflação (IPCA) já descontada.
A estimativa da entidade é de que o comércio de autopeças e acessórios registre um crescimento de 9% no período.
Conforme explica a FecomercioSP, embora já seja possível notar uma leve desaceleração da atividade econômica no país, há uma série de fatores positivos que vão estimular o consumo dos paulistas em dezembro e o principal tem a ver com o mercado de trabalho.
A entidade também destaca que a oferta de concessão de crédito ajudará a impulsionar as vendas no período de festas de ano. O otimista está baseado no saldo das operações com recursos livres para pessoas físicas que, segundo o Banco Central, cresceu 5,1%.
Contudo, o fator mais relevante para a projeção otimista de FecomercioSP para elevar as vendas no varejo paulista é a injeção de recursos na economia vindo pelo 13º salário, que começou a ser pago aos trabalhadores no fim de novembro.










