FecomercioSP: Setores produtivos lançam agendas de reformas em conferência na Câmara dos Deputados -

FecomercioSP: Setores produtivos lançam agendas de reformas em conferência na Câmara dos Deputados

Mobilização de entidades representativas e da sociedade civil organizada apresentará Carta Aberta para a Reforma Administrativa durante encontro com presença de autoridades
Crédito Shutterstock

Um conjunto de dezenas de entidades representativas dos setores produtivos, da sociedade civil organizada, além de empresas de todos os portes, especialistas e autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo vão se reunir nesta quinta-feira (28), a partir das 8h, para a Conferência Nacional de Liberdade Econômica, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A Conferência, organizada pelo Instituto Livre Mercado (ILM), discutirá aspectos que atravessam a agenda de boa parte da iniciativa privada, além de grupos do próprio Legislativo, como a Frente Parlamentar pelo Livre Mercado (FPLM), encabeçada pelo deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). A reunião ainda vai debater os rumos de agendas fundamentais para o Brasil no próximo ano — entre elas as reformas Tributária e Administrativa, além da necessária desburocratização do Estado.

Entre os nomes já confirmados para o evento, além do deputado Orleans e Bragança (PL-SP), estão os dos deputados Gilson Marques (Novo-SC) e Marcel van Hattem (Novo-RS), que integram a FPLM, e de vários outros parlamentares e secretários de ministérios, governos estaduais e municipais. Estarão ainda no evento porta-vozes das entidades participantes, como a FecomercioSP.

Reforma Administrativa como grande agenda

A Conferência ainda marcará um ponto de inflexão na agenda das entidades em torno da Reforma Administrativa — será lançada uma Carta Aberta, endereçada às autoridades do Executivo e do Legislativo, elencando as propostas elaboradas pelas entidades de setores produtivos e da sociedade civil, para avançar nesse projeto a partir de 2025.

O lançamento será realizado durante a mesa de discussões Reformando o Brasil: a Reforma Administrativa como Caminho para a Prosperidade, que contará com as presenças dos senadores Izalci Lucas (PL-DF) e Vanderlan Cardoso (PSD-GO), e de deputados relevantes nessa pauta, como Joaquim Passarinho (PL-PA) e Luiz Gastão (PSD-CE), e será encabeçada por dois porta-vozes da FecomercioSP — Gisela Lucas, que está à frente do Conselho de Comércio Varejista (CCV) da Entidade, além de ser vice-presidente da Federação, e Erivelton Mastellaro, que lidera o Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas, Medicamentos, Correlatos, Perfumarias, Cosméticos e Artigos de Toucador do Estado de São Paulo (Sincamesp).

Para a FecomercioSP, a Reforma Administrativa deve se sustentar sobre dois pilares: um de justiça social — no sentido de aperfeiçoar os serviços públicos para diminuir a desigualdade social do País, fazendo isso por meio de medidas que reestruturem os cargos da máquina estatal —, e redução da burocracia, de forma a dinamizar a economia e os mesmos serviços. Essa é a principal agenda da Entidade hoje.

SERVIÇO

Conferência Nacional de Liberdade Econômica

Quando: Quinta-feira (28), às 8h

Onde: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados, Brasília (DF)

Jornalistas devem enviar e-mail para o endereço imprensa@fecomercio.net.br, com nome, cargo e veículo de imprensa. Em paralelo, devem preencher a ficha de inscrição aqui.

CRONOGRAMA

8h – 8h30

Recepção, credenciamento de visitantes e café da manhã

8h40 – 9h20

Abertura oficial

9h30 – 10h10 

Painel 1: A liberdade econômica é possível no Brasil? A experiência da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado

10h20 – 11h

Painel 2: Da regulação à liberdade: a jornada pela autonomia de escolha no Brasil

11h10 – 11h50

Painel 3: Reformando o Brasil: a Reforma Administrativa como caminho para a prosperidade

[Lançamento oficial da Carta Aberta para a Reforma Administrativa elaborada por 96 entidades dos setores produtivos e da sociedade civil organizada]

11h50 – 12h30

Painel 4: Não há liberdade sem segurança: o papel da segurança pública na garantia da livre iniciativa


Notícias Relacionadas