Ferramenta fundamental para o sucesso -

Ferramenta fundamental para o sucesso

Rogério Monteiro, diretor geral da Ipsos Loyalty, fala sobre a importância do uso de pesquisas na gestão das empresas

 

Claudio Milan

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Presente desde 2012 na etapa que avalia o desempenho empresarial da pesquisa Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças, a Ipsos é referência global em apuração de tendências e informações de mercado. A empresa fornece uma série de soluções para os gestores que buscam aprimorar a condução de seus negócios em mercados cada vez mais competitivos. Nesse sentido, as pesquisas se consolidam como ferramentas valiosas à disposição dos estrategistas.

No aftermarket automotivo, o estudo realizado desde 1996 pelo jornal Novo Varejo se destaca por sua prestação de serviços consistentes e a construção de um banco de dados único, proporcionando ao setor subsídios capazes de orientar ações. Para Rogério Monteiro, diretor geral da Ipsos Loyalty, hoje quanto maior for a posição da empresa no ranking de preferência do cliente, maiores serão as vendas. “É neste sentido que ser reconhecido como um dos Maiores e Melhores é um passo fundamental para o sucesso”.

Em entrevista ao Novo Varejo, Monteiro conta as novidades da Ipsos para o setor automotivo e avalia a importância do uso de pesquisas para a gestão dos negócios.

Novo VarejoQuais são as pesquisas que a Ipsos realiza para o setor automotivo?

Rogério Monteiro Ipsos é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado do mundo, está presente no Brasil há 20 anos atendendo às maiores empresas do país, e construímos uma longa experiência no setor automotivo. De fato, somos líderes em pesquisa de mercado automotiva no Brasil. Desenvolvemos estudos que passam por todo o ciclo de desenvolvimento do veículo – de sua concepção ainda na fase de protótipo, até todas as etapas de lançamento e pós-venda – cobrindo assuntos-chave como satisfação, experiência do cliente, estratégias de preço, comunicação, propaganda, entre outros.

NVQual é a importância do uso de pesquisas como ferramentas de apoio à gestão das empresas?

RM O objetivo crucial é propiciar decisões mais assertivas, aumentando o potencial de negócio e minimizando riscos. O uso de pesquisas é, cada vez mais, essencial para ajudar as empresas a entenderem melhor diversos pontos primordiais para o negócio, trazendo informações relevantes sobre: o comportamento e hábitos de consumo dos clientes, a aceitação de seus produtos e/ou serviços, a eficácia das estratégias de divulgação e posicionamento etc. Entre os vários tipos de estudos, os dados de pesquisa de satisfação, por exemplo, ajudam as empresas a desenvolverem estratégias de curto, médio e longo prazos para fidelização de seus clientes. É importante salientar que os dados só se tornam ferramentas importantes para os gestores quando acompanhados de análises dos experts e suas indicações para tornar estas informações acionáveis. E estes são os grandes diferenciais da Ipsos: dados precisos e confiáveis acompanhados de insights acionáveis para os negócios.

NV O que existe de inovação tecnológica ou de conceitos na realização de estudos e pesquisas no Brasil?

RM As ferramentas de pesquisa acompanham as frequentes transformações tecnológicas e estão sempre em constante evolução. Hoje em dia, é cada vez mais importante que a pesquisa seja feita de forma rápida e chegue até onde o entrevistado está. A Ipsos possui uma ferramenta chamada Mobile First, na qual a pesquisa é realizada de forma mais ágil e através do uso de smartphones e outros dispositivos móveis, garantindo a mesma precisão e qualidade de dados dos métodos tradicionais e acompanhando a velocidade que o mercado exige. Em termos de conceitos inovadores, apostamos também nos estudos de Early Buyers, que mostram as movimentações entre segmentos. Por exemplo: quais são os compradores do carro que foi lançado hoje? Quais outros veículos de outros segmentos este cliente compra/de onde ele migrou?

NV Em cenários de crise, quais são os benefícios que as pesquisas podem oferecer para minimizar perdas?

RM As pesquisas fornecem dados extremamente relevantes que ajudam as empresas a entenderem melhor o cenário político-econômico-social e seus possíveis impactos diretos e indiretos no consumo. Através dos dados, é possível analisar os comportamentos do consumidor em períodos de crise, identificar os setores e mercados com risco de retração de vendas e tomar as medidas necessárias. A Ipsos oferece estudos de volumetria que permitem aos negócios avaliarem o volume de itens vendidos, checarem os investimentos e analisarem os ajustes necessários para minimizar os riscos. Outro estudo importante neste cenário de crise são as pesquisas de sensibilidade aos preços, que ajudam as empresas a identificarem quais produtos e serviços estão sendo trocados neste momento delicado para o mercado, buscando não apenas evitar as perdas, mas também sair fortalecido no período pós-crise.

NVQue impactos a crise gerou na cadeia automotiva segundo constatações dos estudos realizados pela Ipsos?

RM O consumo em geral foi bastante afetado pela crise. O setor automotivo, em especial, foi um dos que mais sentiu os impactos deste período. Os números são preocupantes: no início do ano, o mercado de automóveis apresentava uma queda de quase 30%. No setor de ônibus e caminhões essa queda chega a 50%. Porém, em toda crise há oportunidade. Enquanto as vendas despencaram, os consumidores permanecem mais tempo com seus carros… E, por consequência, há uma demanda maior em serviços de manutenção e pós-venda – áreas em que as pesquisas do setor só aumentaram.

NVO empresário brasileiro tem a cultura de utilizar resultados de pesquisa para o aprimoramento de suas estratégias de atuação?

RM Desde uma pequena empresa a uma multinacional, as pesquisas são vitais para se tomar decisões mais assertivas e diminuírem os riscos – é assim no Brasil e mundo todo. Quanto maior a empresa, maior o risco em tomar decisões às escuras. Por isso, é quase impossível grandes empresas lançarem produtos importantes sem pesquisa, pois há uma cadeia de investimentos atrelados a isto. E, muitas vezes, mais importantes que os dados em si é a capacidade de gerar insights a partir dos dados que realmente valem. Esta é a base de nossa existência na Ipsos.

NVQue cuidados deve ter o estrategista de uma empresa ao ler e interpretar os resultados de uma pesquisa?

RM São diversos estes cuidados: amostra, representatividade, estatística, metodologia, entre outros.  É fundamental profissionais capacitados gerarem os insights, e em grande essência este é o papel da Ipsos perante os seus clientes. Vamos muito além dos dados.

NVQuais são as outras ferramentas que uma empresa como Ipsos pode oferecer para contribuir com a gestão de um negócio no setor automotivo?

RM Conquistar um cliente é muito mais caro que reter. O Customer Experience vem, cada vez mais, se tornando uma ferramenta essencial para o setor automotivo. Encantar o consumidor e tornar a experiência de compra ou de um serviço algo marcante é um dos principais facilitadores para a retenção deste cliente. Por isso, a Ipsos oferece uma solução – já muito madura em países desenvolvidos – chamada EFM (Enterprise Feedback Measurement). Em essência, consiste numa plataforma que conecta todos os pontos de contato de seu cliente com a marca, produto ou serviço a uma gestão de relacionamento de cliente. Assim, você poderá tratar o feedback do cliente de maneira ágil, extremamente tática, no momento que a ocorrência acontece – visando tratamento rápido e eficaz de problemas, satisfação e ações de encantamento para seu cliente.

NVQuais são as principais mudanças no comportamento dos consumidores de produtos e serviços que os estudos da Ipsos vêm detectando nos últimos anos?

RM Com o crescimento da Classe C, na última década, o mercado de consumo no Brasil teve um verdadeiro boom. Um maior número de consumidores começou a consumir produtos que antes eram mais cautelosos em adquirir – como os bens-duráveis, por exemplo – pois houve nos últimos 10 anos um real aumento de poder aquisitivo da população. O cenário, no entanto, mudou bastante nos últimos dois anos. A crise político-econômica trouxe de volta uma instabilidade que há muito não se via no país. A inflação e as taxas de desemprego subiram e, com isso, o comportamento cauteloso dos consumidores voltou em cena – especialmente com relação ao consumo dos bens-duráveis. No entanto, os anos de bonança deixaram sua marca. Hoje, ao invés de se privar totalmente de adquirir algo, o consumidor está optando por versões mais baratas dos produtos dos quais não quer abrir mão, embora, muitos setores nos quais essas substituições não acontecem acabaram sofrendo o impacto deste novo comportamento deste consumidor mais consciente e receoso.

NVQual é o papel das mídias sociais como ferramenta de transformação no comportamento dos consumidores e como inserir as empresas de maneira eficiente neste ambiente?

RM As mídias sociais representam, cada vez mais, um papel essencial no relacionamento com o consumidor. Elas se tornaram um dos principais canais de comunicação – para muitas empresas o principal – entre clientes e marcas. No entanto, as redes possuem diferenças marcantes em relação aos canais tradicionais de comunicação com o cliente. No meio online, tudo é postado em tempo real e com um alcance que pode ser facilmente expandido através dos compartilhamentos. É muito importante para as marcas saberem como se posicionarem e interagirem com os clientes nas mídias sociais. A reclamação de um único consumidor pode alcançar uma grande repercussão e uma resposta equivocada da empresa ou mesmo uma falta de resposta, pode atingir grandes proporções. É preciso conhecer o perfil dos seus clientes e descobrir a melhor maneira de interagir com ele nas redes. Além disso, as redes são, hoje, um ambiente excepcional para analisar comportamentos e hábitos de consumo da população. A Ipsos SMX possui estudos de Social Listening que medem, através das interações dos usuários online, seus hábitos, opiniões e preferencias – informações valiosas tendo em vista a grande parcela da população inserida nas redes sociais.

NVOs conceitos de interatividade entre clientes e fornecedores são bem difundidos entre as empresas que nasceram na era digital. Antes disso, a relação era bastante diferente. Como os empresários do mundo real, os mais conservadores, devem agir para atender às novas exigências dos clientes, especialmente no que se refere à cultura de interação direta e necessidade de resposta quase em tempo real aos anseios dos consumidores?

RM Hoje em dia, estar fora do meio digital é perder o contato direto com milhões de consumidores. As marcas mais conservadoras têm que entender que, mesmo que elas optem por não estarem na rede, seus clientes estão lá, e eles estão falando sobre os produtos e serviços que consomem, o tempo todo, inclusive os destas marcas que não estão presentes no meio digital. Por isso, é importante ter em mente que estar inserido nas redes sociais é uma chance preciosa de estreitar os laços com o consumidor, e se fazer presente em uma mídia que tem um alcance global quase ilimitado.

NVQuais os principais valores que a pesquisa Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças agrega ao mercado brasileiro de manutenção de veículos?

RM Temos na Ipsos uma máxima que avisa: Rank Matters! Anos atrás as empresas tinham como meta conquistar a lealdade do consumidor e ser seu fornecedor exclusivo para algum bem ou serviço. Por outro lado, com opções limitadas, o consumidor entregava sua lealdade em troca de muito pouco. Hoje em dia a situação é bem diferente. Com o acirramento da concorrência, cada compra é uma nova conquista. Ganhar a preferência e ser a opção mais frequente (e não exclusiva) na escolha do consumidor é a nova meta a ser perseguida. E quanto maior a posição neste “ranking de preferência”, maiores serão as vendas. Não há dúvidas de que um dos drivers desta preferência é a referência de outros consumidores, e é neste sentido que ser reconhecido como um dos Maiores e Melhores é um passo fundamental para o sucesso.

 

 

 

 


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