FGV: Atividade econômica cresce 1,8% em novembro -

FGV: Atividade econômica cresce 1,8% em novembro

No trimestre, houve baixa de 0,3% frente aos três meses anteriores

 A atividade econômica cresceu 1,8% no Brasil em novembro de 2021, frente a outubro, indica o Monitor do PIB (Produto Interno Bruto), calculado pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).

Foi a primeira alta após dois meses de variações negativas, conforme os dados divulgados nesta quarta-feira (19).

O monitor também traz recorte trimestral. Nesse caso, a atividade econômica ficou no vermelho, com baixa de 0,3% até novembro, em relação aos três meses imediatamente anteriores.

O Monitor do PIB busca antecipar o ritmo da atividade econômica no Brasil mês a mês. O resultado oficial do PIB é calculado a cada três meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Pela ótica da oferta, o setor de serviços, o principal da economia nacional, cresceu 1,5% em novembro, ante outubro, indicou o monitor da FGV. A indústria, por sua vez, subiu 0,5%. No sentido contrário, a agropecuária teve queda de 15,9%, após crescimento de 23,7% no mês anterior.

Pelo lado da demanda, o consumo das famílias avançou 0,4% em novembro. Houve alta de 19,2% nos investimentos produtivos na economia, medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo, que havia caído 15,6% em outubro.

O consumo do governo (0,7%) e as exportações (3,4%) também ficaram no azul. Já as importações recuaram 0,1% no mês.

Segundo o monitor, a atividade econômica registrou crescimento de 4,4% no período de 12 meses até novembro. A expectativa é de que o PIB encerre o ano de 2021 com uma alta na faixa de 4,5%, muito influenciada pela base de comparação fraca —em 2020, a queda foi de 3,9%.




Notícias Relacionadas