A confiança dos consumidores brasileiros avançou pelo segundo mês seguido em outubro diante da melhora da percepção sobre o presente e das expectativas futuras, mostraram dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgados nesta segunda-feira (27). O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) da FGV teve no mês alta de 1,0 ponto, chegando a 88,5 pontos.
“A segunda alta consecutiva da confiança do consumidor consolida a trajetória de recuperação gradativa do indicador, iniciada em março de 2025, após as perdas incorridas no fim do ano passado”, disse em nota Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.
“O resultado foi impulsionado pela melhora da percepção sobre o presente e das expectativas futuras, além de ter sido notadamente influenciado pela alta da confiança das famílias de menor renda”, completou.
Tanto o ISA (Índice de Situação Atual) quanto o IE (Índice de Expectativas) tiveram alta de 1,0 ponto no mês, alcançando respectivamente 83,0 e 92,8 pontos.










