Fiat apresenta identidade sonora -

Fiat apresenta identidade sonora

Trabalho faz parte do amplo processo de reposicionamento da marca que teve, em um primeiro momento, a apresentação do novo logotipo e da Fiat Flag, e agora evolui com a criação do DNA sonoro e do sound logo.

essignificar o papel da voz e da música para criar momentos de maior conexão com o público. Guiada por esse propósito, a Fiat lança, no Brasil, sua identidade sonora. O trabalho faz parte do amplo processo de reposicionamento da marca que teve, em um primeiro momento, a apresentação do novo logotipo e da Fiat Flag, e agora evolui com a criação do DNA sonoro e do sound logo.

“A Fiat é ítalo-brasileira, pop, encantadora e espontânea. Nosso objetivo é levar a percepção da Fiat a um novo patamar, tornando a marca mais forte, desejada e reconhecida em todos os pontos de contato com o consumidor. Por isso, a relevância da personalidade da marca também ser aplicada à experiência sonora”, afirma Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

É a primeira vez que a Fiat tem uma marca sonora. O projeto durou mais de um ano, liderada pela área de User Experience (UX) do Stellantis Design Center South America, com criação do conceito e direcionamento estratégico sonoro pela empresa brasileira Soundthinkers. Ao longo do processo, uma ampla pesquisa com consumidores guiou designers, fonoaudiólogos, produtores musicais e atores de voz na busca de caminhos para transformar a experiência do consumidor da Fiat através do som. “Nosso desafio não foi criar uma nova identidade, mas traduzir a atitude e a linguagem da Fiat em uma identidade sonora própria, construindo direcionadores de como a marca vai agir e se expressar através da música e da voz”, destaca Leandro Alvarenga, Head of User Experience Design da Stellantis South America.

No universo da música, a associação da Fiat é com a cultura pop, revelada através de diferentes moods que se conectam a cada estado de espírito. “Vamos buscar artistas atemporais ligadas à cultura pop. E para reforçar a personalidade democrática, diversa e espontânea, os territórios explorados pela marca são dos artistas ainda não descobertos e da criação de misturas e novos arranjos para gerar experiências sonoras originais”, explica Paulo Dytz, CEO da Soundthinkers.

Em relação às vozes, o tom é da diversidade com alternância de gêneros, criando um novo jeito da Fiat falar que se aproxima das pessoas. É uma voz natural que utiliza linguagem coloquial para conversar com todos os públicos.

“Estamos no meio de uma das maiores transformações do mundo. E isso não tem refletido somente na forma como criamos produtos e serviços, mas principalmente como construímos relacionamentos com os públicos. A voz e a música são percepções emocionais e importantes gatilhos para criar uma experiência afetiva com a marca. Buscamos o efeito Fiat, como uma ‘impressão digital sonora’ para encantar”, completa Peter Fassbender, diretor do Stellantis Design Center South America.

SOUND LOGO

Com o DNA sonoro definido, o próximo passo foi a criação do sound logo Fiat, que resultou da mistura entre a melodia e a sonic flag. Inspirada no portamento, expressão musical originada principalmente do italiano, que denota ato ou efeito de portar ou conduzir, a sonic flag funciona como gatilho sonoro, servindo de base para a melodia que, por sua vez, é representada pela sequência de quatro notas. Juntas, provocam uma conexão emocional, memorável e universal

As próximas campanhas da Fiat já terão a nova identidade sonora da marca. “A publicidade é um dos pilares fundamentais para a amplificação da nova imagem da Fiat, e o sound logo é parte desse processo. A jornada de experiência do usuário vai além de aspectos verbais e visuais, mas também sonoro, que é parte importante da comunicação humana. A nova identidade sonora da Fiat possui o tom de diversidade, criando uma forma autêntica das pessoas lembrarem e se identificarem com a marca”, diz Frederico Battaglia, Chief Marketing Officer (CMO) da Stellantis South America.

De forma orgânica, o sound logo Fiat poderá receber variações de timbres, texturas e instrumentos de acordo com cada produto e campanha, adequando-se aos diferentes caminhos por onde a marca passa. “Este é só o primeiro passo de um pensamento amplo da marca Fiat em todos os pontos de contato sonoros com o cliente final”, completa Zola.


Notícias Relacionadas
Read More

CNC eleva projeções para 2024

Segundo estimativa da entidade, as vendas totais em fevereiro alcançaram R$ 209,9 bilhões, o maior patamar da série histórica, iniciada em 2000
Read More

Comércio paulista vive trimestre de contrastes

Indicadores mostram leve recuperação na confiança empresarial, impulsionada por datas sazonais, enquanto juros altos, inflação e endividamento freiam o consumo das famílias