Fim de ano com festa e furo de reportagem -

Fim de ano com festa e furo de reportagem

Em pleno fim de semana, sacudimos o Aftermarket Automotivo com uma informação impactante e que atesta o quanto de fato é disruptivo o momento que o setor automotivo – ou, como teremos de nos acostumar, o setor da mobilidade – atravessa.

A edição 415 do Novo Varejo Automotivo é  basicamente dedicada aos Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças. Mas, abrimos também um necessário parêntesis para tratar de um dos assuntos mais impactantes para o Aftermarket Automotivo nos últimos anos: a aquisição das operações automotivas do Grupo DPaschoal pela Stellantis, a maior montadora do Brasil. Comecemos pelo grande evento que reuniu as principais lideranças da reposição independente na noite de 23 de novembro. A pesquisa realizada ininterruptamente desde 1996 já se tornou uma referência absoluta para a construção de estratégias tanto de indústrias quanto dos distribuidores. Chegamos a ouvir de um dos convidados que o mercado não pode mais viver sem este trabalho idealizado pela NovoMeio e, hoje, realizado pelo After.Lab. Isso é reconhecimento e só podemos agradecer. Os resultados da 27ª edição da pesquisa você encontra nas próximas páginas. E aqui vale uma máxima que tem sido ouvida com frequência nestes tempos de big data: dados só fazem sentido para quem sabe usá-los. As tabelas comparativas que trazemos aqui oferecem indicativos muito valiosos, mas é preciso estudá-los e interpretá-los. Fica aqui nossa sugestão pra você. Voltando ao evento, cabe o registro de uma grande festa, com ambiente leve, de confraternização e alegria, até um pouco diferente das cerimônias anteriores. Parte da descontração certamente se deveu ao local escolhido este ano, a Casa Bossa, elegante e ao mesmo tempo moderna, jovem e cativante. Ficamos felizes em oferecer ao mercado uma grande celebração de final de ano. Também para registro, o fato de mais uma vez a cerimônia ter sido transmitida ao vivo pela A.TV, que vem ganhando cada vez mais força como o canal em vídeo do Aftermarket Automotivo brasileiro. Para encerrar esta reflexão, não posso deixar de mencionar o enorme esforço de reportagem para que a redação do Novo Varejo pudesse dar em primeiríssima mão em todo o mundo – aquilo que no jornalismo se chama furo – a aquisição das operações automotivas do Grupo DPaschoal pela Stellantis. Também nas próximas páginas você vai conhecer os detalhes disponíveis até o momento – é claro que as partes envolvidas preferem o mínimo possível de manifestações oficiais. Mas, nosso papel como jornalistas não é depender destas manifestações. A informação chegou na noite de sexta-feira, 24 de novembro, dia e horário absolutamente ingratos para uma checagem responsável antes da publicação de um fato tão importante para o mercado brasileiro. Foi necessário um trabalho intenso para que, afinal, conseguíssemos a segurança necessária para divulgar esta bomba ainda no sábado pela manhã em todas as nossas plataformas digitais e nosso grupo de WhatsApp – e com enorme repercussão. Em pleno fim de semana, sacudimos o Aftermarket Automotivo com uma informação impactante e que atesta o quanto de fato é disruptivo o momento que o setor automotivo – ou, como teremos de nos acostumar, o setor da mobilidade – atravessa. O movimento coordenado da Stellantis certamente terá desdobramentos que conheceremos quando a montadora anunciar suas novas e futuras estratégias para o mercado de reposição brasileiro. Enquanto isso, seguimos aqui com nossa missão de praticar, de fato, um jornalismo de verdade.


Notícias Relacionadas