Ford cria centro global de pesquisa e desenvolvimento de baterias para carros elétricos -

Ford cria centro global de pesquisa e desenvolvimento de baterias para carros elétricos

Empresa está reunindo um time multifuncional de 150 especialistas em desenvolvimento de tecnologia, pesquisa, fabricação, planejamento, compras, qualidade e finanças para desenvolver e fabricar mais rapidamente esses equipamentos.

A Ford anunciou a criação de um novo centro global de excelência em baterias, o Ford Ion Park, em Michigan, nos EUA, para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e futura fabricação desses componentes.

Usando a sua experiência de quase duas décadas em baterias, a empresa está reunindo um time multifuncional de 150 especialistas em desenvolvimento de tecnologia, pesquisa, fabricação, planejamento, compras, qualidade e finanças para desenvolver e fabricar mais rapidamente esses equipamentos.

O time do Ford Ion Park também vai explorar oportunidades de integração e inovação em toda a cadeia de valor – da mineração à reciclagem –, trabalhando com todas as equipes da Ford, incluindo especialistas do seu novo Laboratório de Teste e Benchmarking de Baterias e de serviço ao cliente, além dos principais fornecedores e parceiros.

O time do Ford Ion Park já está sendo formado. No final do ano que vem, ele passará a contar com um laboratório de aprendizagem colaborativa para o desenvolvimento, teste e construção de células e baterias veiculares, que será inaugurado em Michigan, com um investimento de US$ 185 milhões. A instalação terá 18.500 metros quadrados e será equipada para a produção piloto de eletrodos, células e matrizes. Contará também com tecnologia de ponta para testar novas técnicas de fabricação, designs e materiais, integrando verticalmente células e baterias.

O time do Ford Ion Park é liderado por Anand Sankaran, veterano há 30 anos na Ford, com décadas de experiência em baterias e eletrificação. Atual diretor de Engenharia de Sistemas Eletrificados da empresa, ele venceu o Prêmio Henry Ford de Tecnologia em 1999 por seu trabalho de eletrificação no Laboratório de Pesquisas da Ford e liderou a aplicação de inovações técnicas em veículos importantes, como o premiado Escape Hybrid original, o Mustang Mach-E e a F-150 Híbrida.

Sankaran também detém 32 patentes nos EUA em eletrônica de potência automotiva e tecnologias de veículos híbridos e é membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos.

Novo laboratório

O novo Laboratório de Teste e Benchmarking de Baterias da Ford, inaugurado no final do ano passado em Allen Park, Michigan, vai ajudar a testar e identificar rapidamente as células de bateria e químicas certas para abastecer a crescente linha de veículos elétricos da Ford.

“Embora alguns fabricantes de automóveis tenham feito suas apostas, vamos usar esse laboratório com a ajuda de parceiros e fornecedores para refinar nossas baterias para as necessidades de nossos veículos e clientes, explorando soluções de íons de lítio de nova geração, incluindo baterias de estado sólido”, disse Sankaran.

Fruto de um investimento de US$ 100 milhões, esse laboratório de última geração tem mais de 17.000 metros quadrados e conta com 150 câmaras de teste para o desenvolvimento de células de bateria.

Experiência em eletrificação

A Ford tem uma participação ativa na pesquisa de baterias e veículos elétricos, que começou com Henry Ford e Thomas Edison. A empresa já registrou mais de 2.500 patentes de tecnologias de eletrificação nos EUA e tem outras 4.300 pendentes.

Desde 2004, a Ford já vendeu mais de 1 milhão de veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in e desenvolveu quatro gerações de baterias. Até o final deste ano, a empresa terá mais de 15 fábricas em todo o mundo voltadas à produção de veículos e sistemas elétricos de tração


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