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A Ford anunciou ontem que seu braço de serviços financeiros, a Ford Credit, encerrará as operações no Brasil e na Argentina, assumindo uma dívida de até US$ 375 milhões (aproximadamente R$ 1,85 bilhão na cotação atual). A Ford disse que espera que a maior parte dessas perdas, que incluem US$ 365 milhões (R$ 1,80 bi) relacionados a moeda estrangeira, sejam reconhecidas em 2021, embora o momento para a conclusão da paralisação seja incerto.
A empresa anunciou que pagaria cerca de US$ 10 milhões (R$ 49 milhões) em dinheiro para a demissão de funcionários. No início deste mês, notícias veiculadas pela imprensa deram conta de que a Ford pagaria cerca de R$ 2,5 bilhões ao Estado da Bahia após a decisão de fechar suas fábricas no Brasil.
Produção de peças vai até fim de novembro
A decisão de encerrar as operações das duas fábricas remanescentes no País foi anunciada em 11 de janeiro e tomou o mercado brasileiro de surpresa. Com isso, a marca deixou imediatamente de produzir seus três automóveis nacionais: Ka, Ka Sedan e EcoSport, para oferecer exclusivamente veículos importados em nosso mercado.
O trio era fabricado na unidade de Camaçari (BA), que seguirá em operação até o fim de novembro para a produção de peças de reposição. O mesmo acontece com a unidade de Taubaté, responsável pela produção de motores e transmissões. Nas duas fábricas, a demissão de funcionários já está em curso.
A Ford tem, ainda, a fábrica da Troller em Horizonte (CE). A linha manterá a produção do utilitário 4×4 T4 até o fim deste ano, caso não encontre um comprador até lá. A marca também está reduzindo o número de concessionárias no País.