Fornecedores europeus preveem perdas e manifestam pessimismo -

Fornecedores europeus preveem perdas e manifestam pessimismo

Escassez de energia e inflação das matérias-primas antecipam antecipam perdas este ano e em 2023

Custos em alta, reflexos da pandemia da covid-19 e prejuízos com a invasão da Ucrânia pela Rússia estão entre os motivadores de um sentimento negativo que toma conta dos fonecedores do ecossistema automotivo europeus neste momento. De acordo com os resultados A 12ª edição da pesquisa Pulse Check – divulgada pela Clepa, a Associação Europeia de Fornecedores Automotivos – mostra que, apesar da otimização dos custos de produção e outras medidas de curto prazo, 23% dos fornecedores esperam registrar perdas este ano. Segundo apresentado pela entidade, para 2023, as perspectivas são ainda mais sombrias, com 27% esperando uma perda.

A preocupação se reflete no sentimento geral em relação ao futuro: 70% dos entrevistados relatam perspectiva negativa, significativamente acima de apenas 18% que manifestavam esse sentimento no outono de 2018. “O Pulse Check documenta claramente a pressão que os fornecedores automotivos estão enfrentando, que pode piorar durante o inverno. Com quase 70% dos fornecedores operando muito abaixo das margens EBIT de 5%, o financiamento da transição verde e digital está se tornando cada vez mais desafiador.

Os fornecedores mantêm firme seu compromisso com os gastos em P&I, mas sem energia acessível na União Europeia e divisão justa do fardo da inflação ao longo da cadeia de suprimentos, a competitividade e a velocidade da inovação no setor diminuirão”, diz o secretário-geral da Clepa, Benjamin Krieger. Ainda de acordo com a análise da entidade, essa perspectiva decorre de dificuldades contínuas combinadas com ameaças iminentes: 96% dos fornecedores relatam um impacto significativo na lucratividade dos custos de energia e possível escassez. A inflação de matérias-primas está afetando 85% dos fornecedores, enquanto a escassez de semicondutores continua a ter um impacto significativo nas margens de lucro de 65% dos fornecedores pesquisados.

CUSTOS

Um dos principais desafios do setor segundo a Clepa é o compartilhamento justo dos custos crescentes. Cerca de 80% dos fornecedores não recebem compensação alguma ou apenas limitada dos fabricantes de veículos por custos crescentes de energia e frete ou interrupções na cadeia de suprimentos, enquanto 42% lutam para obter compensação pelos custos de matéria-prima. A capacidade limitada dos fornecedores de repassar os aumentos de custos de produção predominantes é muito crítica para muitos – alguns até temem a falência de fornecedores menores ou fornecedores que se deslocam para indústrias adjacentes – colocando em risco a integridade de todo o ecossistema automotivo. Apesar da pressão generalizada, 85% dos entrevistados não reduzirão o investimento em P&I para compensar as perdas, mostrando que o compromisso da indústria automotiva com novas soluções de mobilidade continua forte. A redução dos investimentos em inovação prejudicaria gravemente a transição da mobilidade, bem como a competitividade e o crescimento do setor em longo prazo.


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