Fórum DPK debate inovação no mercado -

Fórum DPK debate inovação no mercado

?

A DPK, uma das maiores distribuidoras de autopeças do mercado brasileiro, realizou em outubro o 1º Fórum de Inovação DPK – Novas Tendências e Tecnologias, Carros Conectados. O evento reuniu a imprensa especializada do mercado de reposição, além de executivos das indústrias de autopeças.

O encontro debateu os impactos da evolução tecnológica dos automóveis no aftermarket automotivo, em especial os carros conectados e o compartilhamento de veículos. Um dos destaques do evento foi a apresentação do consultor Frederik Eilers, da Roland Berger. “A base dos futuros novos negócios é a conectividade do carro. Isso é visível de três formas: os dispositivos dentro do veículo, em que com seu smartphone o usuário pode fazer um carregamento sem fio; uma conexão na nuvem, que permite, por exemplo, usar serviços de navegação e mídias digitais; e o veículo se comunicando com outras pessoas e outros carros, o que ainda é muito caro, mas será muito relevante nos carros autônomos no futuro”, analisou o especialista.

Frederik Eilers entende que é importante o aftermarket saber o que já existe nas montadoras quanto ao compartilhamento de informações dos veículos e seus usuários. “Elas já enviam muitos dados para as matrizes, como as viagens que você faz, qual música você quer ouvir. Hoje existe uma inteligência muito maior do que há poucos anos. O fabricante pode saber, por exemplo, onde o carro está estacionado e em que período do dia. Com isso, é capaz de informar o motorista que ali perto existe uma concessionária da marca e fazer uma promoção especialmente para ele no período em que o veículo não está sendo usado”.

O encontro foi enriquecido ainda por um painel de reuniu executivos de empresas fornecedoras da DPK, entre elas Magneti Marelli Cofap, Bosch, Nakata, Petrobras, Valeo e TRW. Segundo os participantes do debate, as inovações de fato estão em curso e exigirão adequações do mercado de reposição, entre elas a qualificação da mão de obra e revisão do portfólio. No entanto, apesar das transformações também é fato que os veículos em circulação continuarão demandando manutenção e muitos dos itens hoje comercializados permanecerão importantes ainda por muitos anos.


Notícias Relacionadas