Frota é diversidade e oportunidades -

Frota é diversidade e oportunidades

Edição 2022 do Relatório da Frota Circulante, do Sindipeças e Abipeças, revela que a frota de veículos no Brasil atingiu a idade média de 10 anos e 3 meses e, portanto, envelheceu durante a pandemia.

Claudio Milan [email protected]

Um olhar diverso sobre a frota de veículos – brasileira ou não – é destaque desta edição digital do Novo Varejo Automotivo. Começando, nesta reflexão, pela a base de tudo: a radiografia daquilo que roda em nossas vias. A edição 2022 do Relatório da Frota Circulante, do Sindipeças e Abipeças, revela que a frota de veículos no Brasil atingiu a idade média de 10 anos e 3 meses e, portanto, envelheceu durante a pandemia.

Nenhuma surpresa. Ao longo dos últimos dois anos, as montadoras enfrentaram diversos problemas – entre os quais se destaca a crise dos semicondutores – e a produção de veículos caiu significativamente.

Bom para o mercado de reposição, que atravessou a crise sanitária com crescimento em todos os seus elos. Agora, no período póspandemia – que esperamos estar vivendo, mas ainda atentos ao que ocorre no exterior – a questão é saber para onde vai o setor automotivo.

E neste ponto vale citar pesquisa que acaba de ser divulgada pela Ernst & Young e que busca identificar a nova realidade e as tendências da mobilidade neste momento em que ensaiamos um retorno à vida normal. O estudo também é tema de matéria nesta edição e traz duas informações valiosas para os estrategistas: a primeira é o crescente interesse dos consumidores pelo carro próprio, algo que parecia ameaçado há dois anos com a ascensão do transporte compartilhado – essa tendência foi, pelo menos por ora, revertida pela pandemia. E a segunda constatação do estudo é que os consumidores que querem o carro elétrico já passam da metade.

Mas aqui cabe uma ressalva: embora feita em 18 países, a pesquisa não entrevistou ninguém no Brasil. É sabido que estamos alguns passos atrás na eletrificação da frota. Por outro lado, também é fato que as tendências do primeiro mundo chegarão aqui. No que se refere aos carros elétricos, convido você, leitor, a assistir ao episódio do programa Diálogo Automotivo com Gerson Prado, para quem não há futuro de longo prazo para os veículos a combustão interna. O vídeo você encontra no canal da A.TV no Youtube, no endereço https://www.youtube.com/c/ATVmidia

E, finalmente, dando um enorme salto para trás no tempo e na tecnologia, chegamos a épocas muito mais simples e românticas, onde os cromados, as cores vivas e os carburadores reinavam em nossa frota. Estamos falando do mercado brasileiro de carros históricos, ou antigos, que também é tema de reportagem desta edição. Mero entretenimento? Não. Você vai conhecer o volume extraordinário que o nicho movimento por ano. E metade deste dinheiro vai para peças, manutenção e restauração. Tem muita gente fazendo o pé de meia com esses carros.

E, assim, com uma frota tão diversa – dos antigos aos futuros elétricos – o aftermarket automotivo vai encontrando diferentes oportunidades para se manter fundamental para todos nós brasileiros, de hoje e amanhã.


Notícias Relacionadas
Read More

A Metamorfose das Concessionárias Brasileiras

Se a concessionária tiver uma área de serviços bem estruturada ela conseguirá vencer a onda gigante que está se formando e em poucos anos virará de ponta cabeça o mercado automobilístico brasileiro.
Read More

2019: O ano das mudanças

Que mudanças são essas que tanto falam? Carros e ônibus sem motoristas, lojas sem caixas, casas que acendem…