Mais de 90 mil visitantes. Mais de 1.500 marcas expositoras. E mais de R$ 20 bilhões entre negociações finalizadas e iniciadas na feira. Estes são alguns dos números que endossam a edição 2025 da Automec como o principal evento do calendário do Aftermarket Automotivo da América Latina este ano.
Gerente do evento agendado para acontecer entre os dias 22 e 26 de abril, no São Paulo Expo, na capital paulista, Eduardo Marchetti conversou com exclusividade com a nossa reportagem para adiantar as novidades e fazer um balanço sobre as expectativas dos organizadores.
Entre os pontos abordados pelo executivo, estão o lançamento inédito da Universidade Automec, iniciativa de capacitação que será promovida em conjunto com o Senai e o IQA. “Essas capacitações são as mesmas que as entidades fariam nas suas unidades, inclusive com a mesma carga horária. Escolhemos tudo estrategicamente: treinamentos de carga horária curta, com cerca de duas horas, para que o visitante possa se capacitar e, ao mesmo tempo, aproveitar a feira”, afirmou Marchetti.
Outra novidade importante abordada na conversa é o fato de a Automec 2025 estrear a cobrança de ingresso para aqueles que não se credenciarem antecipadamente. Segundo Marchetti, o valor de R$ 150 reais para aqueles que se inscreverem após o prazo limite do dia 19 de abril tem como objetivo principal melhorar a experiência dos visitantes ao, entre outras coisas, reduzir a fila de entrada no pavilhão.
Para quem está interessado em fazer negócio, o gerente da Automec detalha ainda uma ginástica promovida pelos organizadores para abrigar um número ainda maior de expositores estrangeiros em relação às últimas edições, bem como a expectativa da presença de um público ainda mais qualificado em termos de poder de decisão na comparação com as edições anteriores.
Quer ficar por dentro deste e de todos os outros assuntos que mobilizarão este grande encontro do aftermarket automotivo no próximo mês de abril? Confira a seguir a íntegra da entrevista. E, quando visitar a feira, não deixe de retirar na entrada do pavilhão o tradicional Diário da Automec, a publicação oficial da Novomeio Hub de Mídia com a mais completa cobertura do evento.
Novo Varejo – Na última edição, a Automec recebeu mais de 90 mil visitantes. Qual a sua expectativa para 2025? Poderemos passar da marca dos 100 mil?
Eduardo Marchetti – Em 2023, nós tivemos 92 mil pessoas únicas. Mas, como a feira é muito grande, boa parte delas voltaram – o que totalizou 127 mil visitas, contando as repetidas. Foi um público que consideramos perto do ideal. Então, o nosso objetivo é manter perto das 90 mil pessoas únicas para evitar que a experiência seja prejudicada. Nós estamos no maior local disponível da América Latina para fazer um evento, com mais de 105 mil metros quadrados à disposição, e a gente absolutamente lota ele com atividades. Temos que tomar cuidado para não exagerar.
Novo Varejo – Em termos de perfil dos visitantes, quais elos da cadeia e níveis hierárquicos de profissionais vocês esperam que tenham maior representatividade nesta edição?
Eduardo Marchetti – Bom, na verdade a gente divide a partir de alguns termos internos. Mas, de maneira geral, digamos que nós classificamos o público entre o pessoal mais operacional e o pessoal mais executivo. Nesse sentido, a parcela de executivos é menor, mas ela tem um peso muito grande no total de visitantes – vou estimar entre 30% e 40%. Isso é importantíssimo porque esse pessoal vai à feira para fazer negócios e qualifica bastante nosso perfil de visitantes. Para além dessas posições de liderança, eu diria que 70% dos visitantes da Automec são as pessoas que têm a caneta na mão para a influência ou a decisão de compra. Isso é muito alto e o nosso objetivo é melhorar ainda mais, porque eu preciso garantir que quem está lá dentro está realmente para fazer negócio. Isso aconteceu em 2023 e a gente já está com a expectativa mais alta para 2025. Nossa expectativa é que esses 70% de visitantes estejam na feira com mais de um milhão de reais para negociar.
Novo Varejo – Uma característica marcante dos últimos anos foi a presença em massa de expositores internacionais. Para 2025, quais países estarão presentes? Teremos, mais uma vez, uma ala exclusiva para os chineses e asiáticos em geral?
Eduardo Marchetti – A gente tem uma força muito grande com os expositores internacionais – entre asiáticos, europeus, latino-americanos e estadunidenses. Hoje, eles representam mais de 50% do total da feira. Para 2025, teremos um acréscimo em relação à última edição, já que teremos um espaço de 700 metros quadrados adicionais na área da marquise, espaço esse que dará lugar a 28 empresas. Isso quer dizer que tem um interesse muito grande no mundo em relação ao nosso mercado, até por conta do perfil de nossa frota. Nosso aftermarket está em ascensão e as empresas de todo o planeta estão percebendo isso.
Novo Varejo – Embora ainda representem uma parcela pequena da frota nacional, os veículos híbridos e elétricos estão ganhando espaço progressivo no nosso país. Nessa esteira, a Automec 2025 dará alguma atenção especial para esses modais?
Eduardo Marchetti – Sim, quando falamos de palestras e qualificações, teremos um foco muito grande em eletrificação. Até porque o estabelecimento deste mercado está muito ligado aos aplicadores e mecânicos.
Novo Varejo – A edição de 2025 marcará a estreia da Universidade Automec. Como ela funcionará?
Eduardo Marchetti – Dentro do nosso pilar de capacitação, a gente entendeu que era muito importante trazer treinamentos robustos. Para isso, criamos a Universidade Automec em parceria com o Senai e o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Ela funcionará assim: quem estiver interessado, tem de entrar no nosso site para se inscrever, escolhendo a data e a hora que quiser fazer o treinamento ou a certificação. O que eu quero ressaltar é que essas capacitações são as mesmas que as entidades fariam nas suas unidades, inclusive com a mesma carga horária. Escolhemos tudo estrategicamente: treinamentos de carga horária curta, com cerca de duas horas, para que o visitante possa se capacitar e, ao mesmo tempo, aproveitar a feira.
Novo Varejo – Voltando à questão dos negócios, você conseguiria, com base nos números das edições passadas e as projeções para 2025, nos dar uma referência do que podemos esperar em termos de volume negociado na Automec 2025?
Eduardo Marchetti – Sim, a gente tenta. Nós entendemos o perfil do cliente que vem, a quantidade de dinheiro que ele costuma trazer e faz as estatísticas. Historicamente, essas avaliações acabam se comprovando. Na última edição, vimos negociações de peso as quais avaliamos em torno de 25 a 27 bilhões de reais entre os negócios fechados e aqueles que tiveram início na feira para serem finalizados nos meses seguintes. Para 2025, entendemos que esse montante deve crescer cerca de 5%, não só pela quantidade de empresas presentes, mas também pela evolução que o segmento tem tido.
Novo Varejo – E na área de entretenimento, quais experiências a edição deste ano irá proporcionar aos visitantes?
Eduardo Marchetti – Nós somos brasileiros e, como tal, temos por característica o desejo de curtir o lugar onde estamos. Independentemente de ser uma feira de negócios, nós também queremos nos divertir. Por isso, a Automec 2025 repetirá a Arena de Drift na área externa. O que eu quero ressaltar, aliás, é que essa atração não se limita apenas ao entretenimento. Ela tem uma ligação importante com a reposição. Afinal, fizemos questão que todas as peças que estão nos carros de apresentação sejam peças de mercado. Então, a pastilha de freio, a bateria e tudo o que estiver nos veículos de drift estão também nos carros que usamos no dia a dia, de modo que o público vai ver esses componentes sendo submetidos ao maior estresse possível, como em um teste. Isso gera um buzz muito legal!
Novo Varejo – Falando agora sobre marcas. Quantas marcas têm presença confirmada na feira?
Eduardo Marchetti – Contando com o espaço adicional, estamos falando de um total de mais de 1.500 marcas expondo na Automec 2025.
Novo Varejo – Eduardo, há alguma outra novidade que você gostaria de contar para o leitor do Novo Varejo?
Eduardo Marchetti – Sim, tem algo bem importante. Neste ano, nós vamos cobrar ingressos pela primeira vez. Quem se credenciar até o dia 19 de abril, às 23h59, terá o cadastramento totalmente gratuito. Já quem ultrapassar esse prazo, terá de pagar um valor de R$150,00. Nossa ideia com isso não é arrecadar dinheiro ou coisa do tipo. O objetivo central por trás dessa novidade é melhorar a experiência de quem comparece à feira – dando maior previsibilidade para a organização e reduzindo filas.