Gerente da Automec dá detalhes sobre a edição 2025 da feira -

Gerente da Automec dá detalhes sobre a edição 2025 da feira

Estreia da Universidade Automec e cobrança inédita de ingressos para não cadastrados no prazo são algumas das novidades do evento que acontece no próximo mês de abril

Mais de 90 mil visitantes. Mais de 1.500 marcas expositoras. E mais de R$ 20 bilhões entre negociações finalizadas e iniciadas na feira. Estes são alguns dos números que endossam a edição 2025 da Automec como o principal evento do calendário do Aftermarket Automotivo da América Latina este ano.

Gerente do evento agendado para acontecer entre os dias 22 e 26 de abril, no São Paulo Expo, na capital paulista, Eduardo Marchetti conversou com exclusividade com a nossa reportagem para adiantar as novidades e fazer um balanço sobre as expectativas dos organizadores.

Entre os pontos abordados pelo executivo, estão o lançamento inédito da Universidade Automec, iniciativa de capacitação que será promovida em conjunto com o Senai e o IQA. “Essas capacitações são as mesmas que as entidades fariam nas suas unidades, inclusive com a mesma carga horária. Escolhemos tudo estrategicamente: treinamentos de carga horária curta, com cerca de duas horas, para que o visitante possa se capacitar e, ao mesmo tempo, aproveitar a feira”, afirmou Marchetti.

Outra novidade importante abordada na conversa é o fato de a Automec 2025 estrear a cobrança de ingresso para aqueles que não se credenciarem antecipadamente. Segundo Marchetti, o valor de R$ 150 reais para aqueles que se inscreverem após o prazo limite do dia 19 de abril tem como objetivo principal melhorar a experiência dos visitantes ao, entre outras coisas, reduzir a fila de entrada no pavilhão.

Para quem está interessado em fazer negócio, o gerente da Automec detalha ainda uma ginástica promovida pelos organizadores para abrigar um número ainda maior de expositores estrangeiros em relação às últimas edições, bem como a expectativa da presença de um público ainda mais qualificado em termos de poder de decisão na comparação com as edições anteriores.

Quer ficar por dentro deste e de todos os outros assuntos  que mobilizarão este grande encontro do aftermarket automotivo no próximo mês de abril? Confira a seguir a íntegra da entrevista. E, quando visitar a feira, não deixe de retirar na entrada do pavilhão o tradicional Diário da Automec, a publicação oficial da Novomeio Hub de Mídia com a mais completa cobertura do evento.

Novo Varejo – Na última edição, a Automec recebeu mais de 90 mil visitantes. Qual a sua expectativa para 2025? Poderemos passar da marca dos 100 mil?

Eduardo Marchetti – Em 2023, nós tivemos 92 mil pessoas únicas. Mas, como a feira é muito grande, boa parte delas voltaram – o que totalizou 127 mil visitas, contando as repetidas. Foi um público que consideramos perto do ideal. Então, o nosso objetivo é manter perto das 90 mil pessoas únicas para evitar que a experiência seja prejudicada. Nós estamos no maior local disponível da América Latina para fazer um evento, com mais de 105 mil metros quadrados à disposição, e a gente absolutamente lota ele com atividades. Temos que tomar cuidado para não exagerar.

Novo Varejo – Em termos de perfil dos visitantes, quais elos da cadeia e níveis hierárquicos de profissionais vocês esperam que tenham maior representatividade nesta edição?

Eduardo Marchetti – Bom, na verdade a gente divide a partir de alguns termos internos. Mas, de maneira geral, digamos que nós classificamos o público entre o pessoal mais operacional e o pessoal mais executivo. Nesse sentido, a parcela de executivos é menor, mas ela tem um peso muito grande no total de visitantes – vou estimar entre 30% e 40%. Isso é importantíssimo porque esse pessoal vai à feira para fazer negócios e qualifica bastante nosso perfil de visitantes. Para além dessas posições de liderança, eu diria que 70% dos visitantes da Automec são as pessoas que têm a caneta na mão para a influência ou a decisão de compra. Isso é muito alto e o nosso objetivo é melhorar ainda mais, porque eu preciso garantir que quem está lá dentro está realmente para fazer negócio. Isso aconteceu em 2023 e a gente já está com a expectativa mais alta para 2025. Nossa expectativa é que esses 70% de visitantes estejam na feira com mais de um milhão de reais para negociar.

Novo Varejo – Uma característica marcante dos últimos anos foi a presença em massa de expositores internacionais. Para 2025, quais países estarão presentes? Teremos, mais uma vez, uma ala exclusiva para os chineses e asiáticos em geral?

Eduardo Marchetti – A gente tem uma força muito grande com os expositores internacionais – entre asiáticos, europeus, latino-americanos e estadunidenses. Hoje, eles representam mais de 50% do total da feira. Para 2025, teremos um acréscimo em relação à última edição, já que teremos um espaço de 700 metros quadrados adicionais na área da marquise, espaço esse que dará lugar a 28 empresas. Isso quer dizer que tem um interesse muito grande no mundo em relação ao nosso mercado, até por conta do perfil de nossa frota. Nosso aftermarket está em ascensão e as empresas de todo o planeta estão percebendo isso.

Novo Varejo – Embora ainda representem uma parcela pequena da frota nacional, os veículos híbridos e elétricos estão ganhando espaço progressivo no nosso país. Nessa esteira, a Automec 2025 dará alguma atenção especial para esses modais?

Eduardo Marchetti – Sim, quando falamos de palestras e qualificações, teremos um foco muito grande em eletrificação. Até porque o estabelecimento deste mercado está muito ligado aos aplicadores e mecânicos.

Novo Varejo – A edição de 2025 marcará a estreia da Universidade Automec. Como ela funcionará?

Eduardo Marchetti – Dentro do nosso pilar de capacitação, a gente entendeu que era muito importante trazer treinamentos robustos. Para isso, criamos a Universidade Automec em parceria com o Senai e o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Ela funcionará assim: quem estiver interessado, tem de entrar no nosso site para se inscrever, escolhendo a data e a hora que quiser fazer o treinamento ou a certificação. O que eu quero ressaltar é que essas capacitações são as mesmas que as entidades fariam nas suas unidades, inclusive com a mesma carga horária. Escolhemos tudo estrategicamente: treinamentos de carga horária curta, com cerca de duas horas, para que o visitante possa se capacitar e, ao mesmo tempo, aproveitar a feira.

Novo Varejo – Voltando à questão dos negócios, você conseguiria, com base nos números das edições passadas e as projeções para 2025, nos dar uma referência do que podemos esperar em termos de volume negociado na Automec 2025?

Eduardo Marchetti – Sim, a gente tenta. Nós entendemos o perfil do cliente que vem, a quantidade de dinheiro que ele costuma trazer e faz as estatísticas. Historicamente, essas avaliações acabam se comprovando. Na última edição, vimos negociações de peso as quais avaliamos em torno de 25 a 27 bilhões de reais entre os negócios fechados e aqueles que tiveram início na feira para serem finalizados nos meses seguintes. Para 2025, entendemos que esse montante deve crescer cerca de 5%, não só pela quantidade de empresas presentes, mas também pela evolução que o segmento tem tido.

Novo Varejo – E na área de entretenimento, quais experiências a edição deste ano irá proporcionar aos visitantes?

Eduardo Marchetti – Nós somos brasileiros e, como tal, temos por característica o desejo de curtir o lugar onde estamos. Independentemente de ser uma feira de negócios, nós também queremos nos divertir. Por isso, a Automec 2025 repetirá a Arena de Drift na área externa. O que eu quero ressaltar, aliás, é que essa atração não se limita apenas ao entretenimento. Ela tem uma ligação importante com a reposição. Afinal, fizemos questão que todas as peças que estão nos carros de apresentação sejam peças de mercado. Então, a pastilha de freio, a bateria e tudo o que estiver nos veículos de drift estão também nos carros que usamos no dia a dia, de modo que o público vai ver esses componentes sendo submetidos ao maior estresse possível, como em um teste. Isso gera um buzz muito legal!

Novo Varejo – Falando agora sobre marcas. Quantas marcas têm presença confirmada na feira?

Eduardo Marchetti – Contando com o espaço adicional, estamos falando de um total de mais de 1.500 marcas expondo na Automec 2025.

Novo Varejo – Eduardo, há alguma outra novidade que você gostaria de contar para o leitor do Novo Varejo?

Eduardo Marchetti – Sim, tem algo bem importante. Neste ano, nós vamos cobrar ingressos pela primeira vez. Quem se credenciar até o dia 19 de abril, às 23h59, terá o cadastramento totalmente gratuito. Já quem ultrapassar esse prazo, terá de pagar um valor de R$150,00. Nossa ideia com isso não é arrecadar dinheiro ou coisa do tipo. O objetivo central por trás dessa novidade é melhorar a experiência de quem comparece à feira – dando maior previsibilidade para a organização e reduzindo filas.

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