Além das ferramentas de gestão cuja aplicação e manutenção dependem de uma estreita relação com um parceiro consultor de tecnologia, a evolução da tecnologia tem propiciado ao empresário o controle de processos fundamentais de seu negócio pela tela do aparelho celular.
Tal como previram Lairce Castanheira Beraldi e Edmundo Escrivão Filho, os mobiles têm – em escala crescente – permitido que até mesmo microempresas possam contar com ferramentas de informação semelhantes às utilizadas pelas grandes corporações, tornando um pouco mais justa a competição no mercado varejista.
Conheça 10 aplicativos de destaque quando o assunto é gestão empresarial.
1) Dropbox – pasta virtual para armazenamento de dados. O usuário pode salvar arquivos ‘na nuvem’ por meio do aplicativo, acessá-los e modificá-los a qualquer momento sem ocupar espaço na memória do aparelho.
2) Geckoboard – painel com gráficos e informações em tempo real da performance da empresa. Excelente para manter informados todos os envolvidos no negócio, como investidores e conselheiros.
3) TeamViewer – permite acessar o computador do escritório em qualquer lugar. É uma boa ferramenta para o empreendedor que passa o dia fora e precisa consultar algum documento salvo no computador da sua sala.
4) ZoeMob – gerencia equipes de campo verificando sua localização em tempo real. Funciona com um GPS.
5) Equals – com ele, é possível ter total controle dos recebíveis, possibilitando aumento na produtividade e redução de perdas. Uma de suas maiores vantagens é o funcionamento em tempo real, permitindo visualizar e resolver problemas no mesmo instante em que eles aparecem – sem comprometer o controle do fluxo de caixa.
6) Guia de Bolso – auxilia na gestão financeira de pessoas e empresas, incluindo funções que controlam gastos excessivos e estipulam metas de economia. Basta inserir os dados do internet banking das contas para começar a utilizar o recurso. O programa categoriza despesas, cria gráficos e traz funções essenciais como consulta de saldo, extrato e fatura de cartão.
7) Conta Azul – voltado para micro e pequenas empresas, o aplicativo consegue emitir vendas diretamente do smartphone, auxiliando no controle e acompanhamento das transações. A ferramenta também facilita o cadastro e gerenciamento de clientes, produtos e serviços e no controle do estoque.
8) Pai – criado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), seu objetivo é auxiliar o empreendedor a calcular custos, preços para produtos e serviços, despesas com a emissão de notas fiscais, controle de estoque e fluxo de caixa.
9) Expensify – com funcionamento offline, possibilita lançamento de dados, digitalização de recibos, importação de registros bancários e outras funcionalidades, onde quer que você esteja.
10) Go to Meeting – permite teleconferência integrada, reuniões planejadas a qualquer momento e onde quer que você esteja, videoconferências com até 25 usuários simultâneos e compartilhamento de documentos durante os encontros.