Gigante pela própria natureza – característicasmarcantes da frota brasileira por região -

Gigante pela própria natureza – características
marcantes da frota brasileira por região

O mercado brasileiro de reposição é notadamente reconhecido como um dos maiores e mais desafiadores do planeta.
Se levarmos em consideração a demanda em quantidade de peças, certamente pode ser considerado o 4º maior do mundo e um dos mais
relevantes globalmente pelas características de sua frota (82% de origem europeia ou americana).

Parte da grandeza do mercado de autopeças no Brasil se
dá pelo fato do país reunir condições geográficas quase
continentais. São 212 milhões de habitantes, 5.568 municípios
e 27 unidades federativas, com uma invejável Frota de mais
de 45,3 milhões de veículos leves em circulação. Essas
características somadas fazem da missão de atuar no Brasil
uma tarefa quase impossível.
Os traços regionais, presentes na exuberante cultura de nosso
país, também interferem nos hábitos dos consumidores no que
se refere à escolha dos veículos mais utilizados em cada uma
das 5 grandes regiões brasileiras. As diferentes coberturas
de redes de concessionárias e incentivos promovidos por
estados são outros agravantes.

Atualmente, 52% da Frota Brasileira está concentrada na
região Sudeste, enquanto 21% concentra-se no Sul, 14% no
Nordeste, 9% no centro-oeste e 4% na região norte do país.
Algumas curiosidades marcam em números as diferenças de
popularidade de veículos entre as principais regiões. O Ford
Fiesta, por exemplo, é o 6º veículo com maior frota no Brasil,
mas é somente o 10º mais popular na região nordeste e é o 15º
mais presente na frota da região norte.
Por sua vez, a Toyota Hilux é a 6ª mais recorrente na região
Norte, mas apenas o 22º veículo de maior quantidade no Brasil
e o 33º mais popular na região Sul.
Veja na tabela os 25 maiores veículos leves em circulação no
Brasil, classificados por sua posição no ranking da Frota Nacional.

Distribuição da Frota de Veículos Leves por
Unidade Federativa

Seguiremos com o compromisso de acompanhar e informar nosso segmento a respeito das particularidades da frota nacional, além
de oferecer informações precisas para o desenvolvimento de estratégias de marketing, produtos e soluções comerciais para o
mercado de reposição.
Afinal, quando se trata de soluções práticas, precisas e confiáveis, sejam elas técnicas ou de inteligência, a Fraga Inteligência
Automotiva é seu parceiro estratégico por mais de 32 anos.


Notícias Relacionadas
Read More

Sindirepa Brasil prepara a entrada do Brasil no movimento RIGHT TO REPAIR

A entidade seguindo o caminho das entidades parcerias da Argentina (FAATRA) e Uruguay (CTMA), deverá buscar parlamentares para que possam entender este polêmico assunto, que em nenhum momento é tratado pelo Governo Federal em seus programas automotivos, mesmo com legislações ambientais severas do país que sinalizam a facilidade na liberação destas informações.