O porta-voz da presidência da república argentina, Manuel Adorni, anunciou que Javier Milei, assinará nos próximos dias várias alterações por decreto na Lei Nacional de Trânsito daquele país. Em uma coletiva de imprensa, Adorni listou as mudanças que serão implementadas nas regulamentações atuais, que ainda dependem de publicação no Diário Oficial de lá para entrar em vigor.
A principal delas facilita a importação de veículos em série, que não precisará mais da Licença de Configuração de Modelo (LCM) ou da Licença de Configuração Ambiental (LCA) no caso de veículos que já tenham a homologação de outros países.
Segundo o porta-voz, a importação de autopeças será liberalizada. “A queda no custo das peças de reposição acabará com a prática de preços combinados e aumentará a segurança dos veículos”, concluiu.
A Argentina também deve adotar em breve algo que ainda está em implementação no Brasil e está gerando polêmica: o pedágio sem cancelas (Free Flow).
Adorni ainda informou que o governo argentino decidiu privatizar a empresa Corredores Viales S.A. na forma de uma concessão de obras públicas para pedágios. “Esse modelo promoverá o desenvolvimento de obras de infraestrutura por meio da participação do setor privado, que será responsável por realizar as obras e os procedimentos necessários por sua própria conta e risco em troca do direito de cobrar pedágios dos usuários”, completou o porta-voz.