Governo e GWM Brasil fecham acordo para veículos a hidrogênio -

Governo e GWM Brasil fecham acordo para veículos a hidrogênio

A parceria tem um investimento de R$ 10 bilhões e pretende realizar a transição energética no estado de São Paulo.

Olhar Digital

O Governo de São Paulo fechou um acordo com a Great Wall Motor Brasil (GWM) para o desenvolvimento de projetos para a introdução de frotas movidas a hidrogênio no estado. Os primeiros detalhes da parceria foram divulgados na semana passada. O compromisso entre o Governo e a GWM foi firmado durante a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, à planta da empresa em Piracicaba, na região metropolitana.

A planta em questão é um complexo automotivo em Iracemápolis e tem capacidade de produzir 100 mil veículos por ano. Com a parceira, é prevista a geração de 2 mil novos empregos diretos até 2025. O acordo será implementado por intermédio da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do Governo do Estado. Além da geração de postos de trabalho, a parceria com a GWM Brasil promove a energia sustentável e a transição energética.

Para garantir o acordo, o projeto tem um investimento de R$ 10 bilhões. O Governo de SP e a GWM vão estudar conjuntamente a implantação da rota logística para esses veículos movidos a hidrogênio, além de identificar parceiros para geração e fornecimento do combustível verde a partir de fontes renováveis, como o etanol. O Palácio dos Bandeirantes pretende engajar universidades estaduais no assunto.

A intenção é que as instituições colaborem com pesquisas científicas e no desenvolvimento de novas tecnologias de descarbonização das cadeias de transportes. A intenção da parceria é ampliar a produção e o uso de veículos e equipamentos à base de energia verde no Brasil. A previsão da GWM é que os novos modelos movidos a hidrogênio comecem a ser fabricados já em 2024. Os veículos devem se assemelhar a picapes médias e SUVs híbridos e flex.


Notícias Relacionadas