Governo negocia redução de 10% das alíquotas de importação do Mercosul -

Governo negocia redução de 10% das alíquotas de importação do Mercosul

Segundo o secretário de Comércio Exterior, data em que a medida será anunciada ainda depende da ‘dinâmica das negociações’ com os parceiros do bloco

O Globo

O governo brasileiro deu início às negociações com os demais sócios do Mercosul para fazer mais uma rodada de redução de 10% nas alíquotas de importação no comércio com terceiros países que formam a Tarifa Externa Comum (TEC). A expectativa é que a medida, que se enquadra no projeto de abertura comercial do ministro da Economia, Paulo Guedes, seja adotada ainda este ano.

A última rodada de redução das tarifas ocorreu em novembro do ano passado, para quase 90% dos bens comercializados pelo bloco. Ficaram de fora itens que estão em regimes de exceção no Mercosul, como automóveis e bens de capital. 

A pedido da Argentina, foram excluídos produtos considerados sensíveis para a indústria do país, como automóveis, autopeças, laticínios, têxteis, pêssegos e brinquedos. Na época, o Ministério da Economia projetava uma diminuição do nível de preços em 0,3% a longo prazo. 


Notícias Relacionadas