Guedes diz que corte no imposto para empresas depende de remoção nos subsídios -

Guedes diz que corte no imposto para empresas depende de remoção nos subsídios

Segundo ministro, redução no IRPJ pode ser de 10 pontos percentuais, em vez dos 5 pontos inicialmente previstos

O ministro da Economia , Paulo Guedes , afirmou nesta quinta-feira (1º) que o governo estuda uma redução do Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas (IRPJ) de 10 pontos percentuais , a vigorar imediatamente, caso sejam removidos “alguns” subsídios específicos que beneficiam poucas empresas e setores.

“Nós estamos reavaliando isso, e já estamos praticamente convencidos, que em vez de 2,5 (pontos percentuais), podemos reduzir até 5 p.p. o imposto de renda das empresas. Mas se tivermos a coragem de remover dois, três, quatro grandes subsídios, podemos ir até uma redução de 10 pontos percentuais”, afirmou Guedes durante a coletiva de apresentação dos dados de emprego formal de maio.

A proposta de alteração do Imposto de Renda, que inclui a revisão da tabela para pessoa física, implica na tributação de lucros e dividendos em 20% e na redução do imposto de renda para as empresas.

Inicialmente, a proposta prevê uma redução de 2,5 p.p. em 2022 e mais 2,5 p.p. em 2023, mas o próprio ministro já havia sinalizado a possibilidade de uma redução de 5 p.p. já em 2022 após receber fortes críticas do setor produtivo, que alegou aumento da carga tributária.

“Não temos compromisso com erros. Se os primeiros cálculos e as doses que nós calculamos resultaram em aumento de tributação efetiva, nós reduziremos as alíquotas”, afirmou.


Notícias Relacionadas
Read More

Indicador aponta mercado de crédito mais restrito

Essa foi a maior queda mensal da série histórica, fazendo com que o indicador atingisse 56,8 pontos, o menor valor desde junho de 2016 (55,3 pontos) e apenas 3,1 pontos acima do mínimo da série em abril de 2016 (53,7 pontos)