Aadoção de tecnologias emergentes, como IA e machine learning, pode aumentar a exposição a vulnerabilidades de segurança. Estudos mostram que os ataques cibernéticos aumentaram bastante nos últimos cinco anos, com previsões de que os custos com ransomware possam atingir US$ 265 bilhões até 2031. As organizações que entendem os riscos e os ganhos investem na IA, nos protocolos de segurança e de governança e no nível de prontidão para enfrentar ameaças cibernéticas.
A implementação de IA deve vir acompanhada de controles cibernéticos adequados, auditorias regulares e um entendimento claro das vulnerabilidades potenciais que surgem com o uso dessas tecnologias. Com uma abordagem equilibrada, a IA se torna um recurso valioso para otimizar processos, proteger a informação e permitir que empresas avancem com segurança na era digital.
A partir de estudos de casos acompanhados pela EY, é possível entender o impacto que a IA pode ter sobre os negócios das organizações, aplicada em diferentes desafios, mas sempre alinhando-se às necessidades de segurança, eficiência e inovação.
O setor de cadeia de suprimentos, por exemplo, enfrenta aumento expressivo em vulnerabilidades, especialmente com a introdução da IA. Empresas líderes do setor estão aproveitando a IA para monitorar a cadeia em tempo real e antecipar riscos. Isso inclui desde a previsão de falhas na produção até a análise de vulnerabilidades de segurança. Uma análise da EY revela que 80% dos líderes de cadeias de suprimentos consideram a cibersegurança uma prioridade nas operações de IA.
No setor automotivo, a IA é essencial para os sistemas de veículos autônomos, responsáveis por analisar o ambiente ao redor e tomar decisões em tempo real. No entanto, essa integração traz desafios complexos de segurança cibernética. Empresas estão adotando sistemas de IA para a detecção de intrusões nos veículos, monitorando o comportamento em busca de anomalias que possam indicar ataques.
As organizações que gerenciam elevado número de contratos comerciais e legais podem se beneficiar de ferramentas de IA generativa, que auxiliam desde a análise até a validação de dados-chave nos contratos. Essas soluções automatizam o processo de revisão e destacam possíveis riscos, ajudando as equipes a tomar decisões com mais rapidez. Esse tipo de análise permite identificar oportunidades e riscos em documentos complexos, oferecendo insights valiosos para a estratégia e segurança do negócio.
Setores altamente regulados, como o automotivo e o de óleo e gás, têm utilizado IA para manter conformidade com normas rigorosas, como o EU AI Act. Esses setores estão realizando avaliações de prontidão para regulamentações, utilizando a IA para analisar políticas, estrutura de governança e práticas de treinamento, a fim de garantir que as operações sigam padrões éticos e de segurança.
No setor de telecomunicações, as empresas enfrentam aumento da demanda em seus serviços de atendimento. A IA, com soluções de assistentes generativos e agentes de IA, ajuda a reduzir o tempo de resolução dos casos, ao fornecer insights em tempo real e ações sugeridas para os atendentes. Essa integração melhora a qualidade do atendimento ao cliente e aumenta a eficiência operacional.










