IBGE: Amazonas tem queda recorde de quase 30% nas vendas no varejo -

IBGE: Amazonas tem queda recorde de quase 30% nas vendas no varejo

Foi a maior queda no volume de vendas do comércio varejista do Estado em um mês, desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, em 2001.

G1

De acordo com o IBGE, o resultado negativo do Amazonas no primeiro mês do ano é reflexo das medidas de restrição aplicadas no comércio devido à pandemia da Covid-19. No Brasil, o volume de vendas ficou estável em janeiro, na comparação com dezembro de 2020, variando em menos 0,2%.

Ainda conforma os dados, na comparação com o mesmo mês de 2020, houve queda de 24,3% nas vendas no estado amazonense. A receita nominal do varejo também registrou queda expressiva de menos 25,5%.

Já no acumulado dos últimos doze meses, o indicador caiu para 4,5%, em janeiro; em dezembro, o acumulado era de 7,3%.

Em janeiro de 2021, o varejo ampliado, que inclui automóveis, peças e material de construção, teve queda de 33,9% em relação a dezembro de 2020. Conforme o levantamento, o volume de vendas no comércio ampliado caiu 32,2% em janeiro de 2021, frente a dezembro de 2020. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 17,2%.


Notícias Relacionadas
Read More

MAHLE anuncia novo Diretor de Aftermarket para a América do Sul

Após 4 anos como Diretor de Gerenciamento Térmico para a América do Sul, uma das áreas de atuação do Grupo MAHLE desde a aquisição da empresa Behr, o executivo assumirá suas novas responsabilidades na unidade de negócios dedicada ao Aftermarket localizada em Limeira, interior de São Paulo.