IBGE: Consumo das famílias avança 3,6% em 2021 -

IBGE: Consumo das famílias avança 3,6% em 2021

A recuperação do consumo, entretanto, é ameaçada pelos juros mais altos no começo deste ano, pela inflação persistente e pela renda enxuta. Em conjunto, os três fatores diminuem o poder de compra da população.

O consumo das famílias cresceu 3,6% em 2021, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A alta veio após queda de 5,4% em 2020, quando a chegada da pandemia de Covid-19 derrubou a economia nacional. O indicador ainda está 1,3% abaixo do nível pré-crise (final de 2019).

O consumo das famílias é o principal componente do PIB sob a ótica da demanda, respondendo por cerca de 60% do cálculo do indicador no país.

A recuperação do consumo, entretanto, é ameaçada pelos juros mais altos no começo deste ano, pela inflação persistente e pela renda enxuta. Em conjunto, os três fatores diminuem o poder de compra da população.


Notícias Relacionadas
Read More

PIB trimestral recua 0,3% em janeiro em relação ao mesmo período de 2020

De acordo com a pesquisa, o PIB recuou 0,8% no mês de janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. No entanto, foram registrados crescimentos de 2,4% no trimestre encerrado em janeiro deste ano na comparação com o trimestre imediatamente anterior (encerrado em outubro) e de 0,5% no mês em relação a dezembro de 2020.