IBGE: taxa de desemprego cai para 7,6% no último trimestre -

IBGE: taxa de desemprego cai para 7,6% no último trimestre

O rendimento médio do trabalhador aumentou 3,9% em relação ao mesmo período de 2022
Crédito: Shutterstock

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,6% no trimestre encerrado em outubro, conforme divulgado pelo Instituto  Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (30).

Esse resultado representa uma redução de 0,3 ponto percentual em comparação com os três meses anteriores e constitui o patamar mais baixo desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015, quando alcançou 7,5%, segundo informações do instituto. Os dados são provenientes da  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Com os resultados, o número absoluto de desocupados diminuiu 3,1% em relação ao trimestre anterior, atingindo 8,3 milhões de pessoas. Este é o menor contingente de desocupados em números absolutos desde o trimestre móvel encerrado em abril de 2015.

Em comparação com o trimestre anterior, houve uma redução de 261 mil pessoas no contingente de desocupados. Em relação ao mesmo período de 2022, o declínio é de 8,5%, representando uma diminuição de 763 mil trabalhadores.

Além disso, o IBGE ressalta o recorde de 37,6 milhões de empregados com carteira assinada no setor privado (excluindo trabalhadores domésticos), representando o maior contingente desde junho de 2014. Este aumento de 1,7%, equivalente a 620 mil pessoas a mais com carteira assinada, ocorreu em comparação com o trimestre anterior. No período encerrado em outubro, observou-se um acréscimo de 992 mil empregados com carteira em relação ao mesmo período de 2022.


Notícias Relacionadas
Read More

Mahle estabelece Centro Global de Biomobilidade no Brasil

Cerimônia de lançamento do Centro Global de Biomobilidade foi realizada em Jundiaí (SP) e contou com a participação de autoridades do governo, cônsules de países que fazem parte da Aliança Global de Biocombustíveis para acelerar a descarbonização do setor de transportes, além de clientes e parceiros da Mahle