IBGE: Vendas de veículos, motos e peças recuam em maio -

IBGE: Vendas de veículos, motos e peças recuam em maio

Segundo o IBGE, vendas do varejo variam 0,1% em maio, quinta taxa consecutiva no campo positivo

Sob impacto da inflação, o varejo de veículos, motos, partes e peças apresentou, em maio, variação de -0,2% em relação ao mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (13) pelo IBGE. De acordo com o gerente da PMC, Cristiano Santos, o cenário de todos os indicadores do varejo é de perda de ritmo. O indicador da margem, sai de 2,4% em janeiro para 0,1% na passagem de abril para maio. O acumulado do comércio varejista cresce de 1,6% em março para 2,3% em abril e depois cai para 1,8% em maio, reduzindo a velocidade de crescimento no ano. Já o acumulado em 12 meses, -0,4%, é o primeiro resultado negativo desde setembro de 2017. Nesse indicador, passamos por toda a pandemia com resultados positivos ou nulo como em maio, junho e julho de 2020. Mas não havia ocorrido taxa negativa

Ainda conforme os dados, o volume de vendas do comércio varejista no país variou 0,1% em maio, na comparação com o mês anterior, registrando a quinta taxa consecutiva no campo positivo – 2,3% em janeiro, 1,4% em fevereiro, 1,4% em março e 0,8% em abril. Com isso, o patamar do setor está 6,0% acima do menor patamar dos últimos meses, que foi em dezembro de 2021. No ano, o varejo acumula crescimento de 1,8% e nos últimos 12 meses, queda de 0,4%.


Notícias Relacionadas
Read More

WEGA patrocina equipe no SuperBike 2022

A categoria SuperBike é a principal categoria da motovelocidade mundial, as corridas mais disputadas, as maiores estrelas se reúnem neste grid e dão um show a mais de 300km/h.