IBGE: Vendas do varejo crescem 0,8% entre fevereiro e março -

IBGE: Vendas do varejo crescem 0,8% entre fevereiro e março

Veículos, motos, partes e peças registraram expansão de 1,7%

As vendas do comércio varejista subiram 0,8% em março na comparação com fevereiro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira, 15/5, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com março de 2024, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram queda de 1,0%.

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,2% no ano, tendo como base de comparação igual período do ano anterior. Em 12 meses, o varejo acumulou alta de 3,1%.

Após a alta de 0,8% no volume vendido em março, o varejo passou a operar em novo patamar recorde.

Varejo ampliado – Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício, as vendas subiram 1,9% em março, na comparação com fevereiro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com março de 2024, sem ajuste, tiveram baixa de 1,2%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 1,1% no ano. Em 12 meses, as vendas subiram 3,0%.

Com a alta mensal, o varejo ampliado também passou a operar em patamar recorde.

Atividades

Seis das oito atividades que integram o comércio varejista registraram crescimento nas vendas em março ante fevereiro, segundo o IBGE.

Houve avanços em Livros, jornais, revistas e papelaria (28,2%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,2%), Tecidos, vestuário e calçados (1,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%).

Na direção oposta, os recuos ocorreram em Móveis e eletrodomésticos (-0,4%) e Combustíveis e lubrificantes (-2,1%).

No comércio varejista ampliado, o segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou expansão de 1,7%, Material de construção subiu 0,6%, e Atacado alimentício não teve as informações divulgadas, por ter uma série histórica ainda curta para a dessazonalização.


Notícias Relacionadas
Read More

Clientes TOTVS passam a vender diretamente no marketplace Magazine Luiza

Uma das principais vantagens da parceria é que, com a integração, os vendedores poderão utilizar as lojas físicas do Magazine Luiza como uma opção de entrega ou retirada dos produtos, garantindo uma entrega mais agilizada. Além das mais de 1.300 lojas, os consumidores também poderão receber suas compras em casa, com custo de frete e prazo de entrega diferenciados.