ICVA: Vendas no varejo crescem 1,0% em outubro -

ICVA: Vendas no varejo crescem 1,0% em outubro

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o índice teve alta de 10,5%
Crédito: Shutterstock

As vendas no varejo em outubro de 2022 cresceram 1,0%, descontada a inflação, em comparação com igual mês de 2021, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o índice apresentou alta de 10,5%.

Os efeitos do calendário prejudicaram o índice. Isso porque houve uma sexta-feira – dia em que as vendas costumam ser mais intensas – a menos, e uma segunda-feira – data em que o comércio está menos aquecido – a mais do que em outubro de 2021. Além disso, as eleições realizadas em dois domingos ao longo do mês atrapalhou o comércio levemente. Contudo, o feriado do Dia das Crianças ter caído numa quarta-feira – diferente de 2021, quando caiu numa terça-feira e esticou o feriado – tornou o cenário um pouco mais favorável.

Inflação

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontou alta de 6,47% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,59% em outubro. O preço dos alimentos foi o que mais impactou o índice. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 9,37% em outubro, desacelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.


Notícias Relacionadas
Read More

Em dez anos, indústrias migram do Sudeste para outras regiões

Em dez anos, a indústria nacional ficou menos concentrada nos estados do Sudeste e ganhou força em outras regiões do país. Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra como, entre os biênios 2007/2008 e 2017/2018, a produção industrial migrou de São Paulo e do Rio de Janeiro para outros estados.