IDV projeta crescimento real nas vendas do varejo para os próximos três meses -

IDV projeta crescimento real nas vendas do varejo para os próximos três meses

As projeções são feitas a partir dos dados individuais que cada empresa associada ao IDV informa em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses.

Os últimos dados apresentados pelo IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo) para fevereiro mostram um crescimento nominal de 6,5% nas vendas em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Já as projeções de crescimento dos próximos meses, são 8,6%, 8,4% e 7,7% para março, abril e maio, respectivamente.

Em termos reais, quando descontado o IPCA, fevereiro deste ano apresentou um leve crescimento nas vendas de 0,9%. As projeções de crescimento para março, abril e maio são de 3,9%, 4,2% e 3,3%, respectivamente, e sempre em comparação aos mesmos meses do ano anterior – estimativa que pode confirmar crescimento real nos primeiros cinco meses do ano.

As projeções são feitas a partir dos dados individuais que cada empresa associada ao IDV informa em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses. Esse conjunto de empresas que compõe o índice possui representantes em todos os setores do varejo e representam, aproximadamente, 20% das vendas no varejo brasileiro.

IAV Setorial

Para o resultado realizado de fevereiro, apenas o setor de material de construção apresentou retração (-2,8%) em termos nominais. A maior alta ficou para o setor de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (18,5%), seguido por tecidos (11,6%), supermercados, hiper, alimentação, bebidas e fumo (10,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,2%) e móveis e eletrodomésticos (-2,8%).

Três setores apresentam trajetória crescente de crescimento para março, abril e maio, sendo estes setores o de móveis e eletrodomésticos, com projeções de 5,2%, 8,4% e 8,9%, respectivamente; o de material de construção, com previsão de crescimento de 5,2% para março, 6,5% para abril e 9,5% para maio; e outros artigos de uso pessoal e doméstico (composto por brinquedos, joias e produtos pet), com projeções de 12,6%, 13,1% e 21,4% para os próximos três meses.

Já os setores com trajetórias que apontam certa desaceleração nos próximos meses, porém com crescimentos ainda bastante significativos, são os setores de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos, que projeta crescimento de 17,1%, 15,8% e 12,9% para março, abril e maio; tecidos, vestuário e calçados, com projeções de 29,6%, 19,5% e 13,6%; e supermercados, alimentação e bebidas, com projeções, respectivamente, de 9,6% e 10,6% para março e abril – sustentado pelo período da páscoa – e de 7,1% para maio.

Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)

Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), permite projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo. Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas nos meses seguintes.


Notícias Relacionadas
Read More

Decreto regulamenta parcelamento de tributos no município de São Paulo

Os contribuintes que pretendem regularizar os débitos decorrentes de créditos tributários (ISS, IPTU, TFE, TFA, TRSS e ITBI) e não tributários constituídos ou não, inclusive os inscritos em Dívida Ativa, ajuizados ou a ajuizar, em razão de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2020, deverão acessar o portal da Prefeitura