IFECAP aponta que confiança dos empresários do comércio paulista ficou estável no mês de abril -

IFECAP aponta que confiança dos empresários do comércio paulista ficou estável no mês de abril

Índice Momento Atual variou positivamente em 2,8%, mas as expectativas em relação aos resultados futuros sofreram queda de 2,6%

O IFECAP registrou 129,09 pontos no mês de abril, na série com ajuste sazonal. A variação foi de apenas 0,2% em relação ao mês anterior. Esse percentual interrompe a série de resultados negativos dos últimos três meses. O Índice Momento Atual variou positivamente em 2,8%, mas a expectativa em relação aos resultados futuros recuou e sofreu queda de 2,6%.

Os resultados quando comparados ao mesmo mês do ano anterior mostram que, na percepção dos empresários, o momento atual é melhor, pois os números estão 2,4% acima dos valores de 2018. No entanto, as expectativas de vendas e encomendas futuras estão 2,3% abaixo das verificadas no mesmo período do ano passado.

O Índice Momento Atual do mês de abril apresentou resultado positivo nos seus três indicadores. O Índice Momento Atual das Vendas cresceu 2,8%, o Índice Momento Atual de Encomendas registrou alta de 4% em relação ao mês de março e o Índice Momento Atual da Situação Geral dos Negócios cresceu em 1,7%, chegando a 117,74 pontos.

Por outro lado, o Índice Situação Geral dos Negócios indica que na percepção dos empresários a situação atual é pior do que a verificada em abril de 2018. Isso ocorre porque o índice está 6,9% abaixo dos valores apurados para abril daquele ano.

Segundo o professor e coordenador do Núcleo de Pesquisa de Conjuntura Econômica da FECAP, Erivaldo Vieira, o momento é de análise dos cenários apresentados pela economia do país nos últimos meses.

“O momento atual é de reavaliação de expectativas, depois de altas consideráveis alimentadas pelas projeções de crescimento do PIB e de reformas estruturantes na gestão pública.  O empresariado do comércio nesse momento refaz suas contas e suas projeções com base em sua realidade atual e novo panorama econômico”, explica o professor.

O Índice Futuro, por sua vez, registrou quedas nos seus dois indicadores. O Índice Futuro das Vendas registrou queda de 4,9% e o Índice Futuro de Encomendas teve uma variação negativa de 0,2% na comparação com o mês de março. De qualquer forma, os números apontam otimismo, pois estão acima de 100 pontos.

No total, o Índice Futuro de abril registrou 150,95 pontos na série com ajuste sazonal. Agora, na comparação com o ano anterior, os resultados são negativos. O Índice Futuro de Vendas está 2,1% abaixo dos valores verificados no mesmo mês do ano anterior e o Índice Futuro de Encomendas 2,5%.

Tabela 1: IFECAP sem ajuste sazonal

Tabela 2: IFECAP com ajuste sazonal

Tabela 3: IFECAP por porte


Notícias Relacionadas