Inadimplência atinge um terço dos brasileiros -

Inadimplência atinge um terço dos brasileiros

Segundo a pesquisa, o setor com mais dívidas negativadas é o de Bancos e Cartões (28,6%).
Photo of hands holding pencil and pressing calculator buttons over documents

Em julho, o país registrou novo  recorde de inadimplentes no país: um a cada três brasileiros. O dado é da série histórica do Serasa Experian, que registra há oito meses altas consecutivas, chegando a 67,6 milhões de inadimplentes na última pesquisa, após 66,8 milhões registrados em junho. De acordo com o levantamento ainda, 41,8% da população adulta no Brasil está inadimplente.

“A principal variante para isso foi a inflação. Desde agosto do ano passado, ela está em dois dígitos, considerando o dado anualizado. E isso tem um efeito brutal na capacidade de pagamento das pessoas. O custo de vida, de alimentação fica mais alto, e sobra menos dinheiro para pagar compromissos previamente assumidos e as contas do dia a dia, principalmente com essas tarifas também aumentado”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

O economista e docente da Estácio Eduardo Amendola resume em dois motivos principais: a redução no poder de compra e a elevação da taxa básica de juros.

Segundo a pesquisa, o setor com mais dívidas negativadas é o de Bancos e Cartões (28,6%).

O estado do Rio era o segundo com maior número de inadimplentes em julho: 6,8 milhões, atrás apenas de São Paulo, com 16 milhões. O estado do rio também ficou em segundo lugar na procura por renegociação junto ao Serasa, com 156 mil consumidores, atrás apenas de São Paulo, com 459 mil


Notícias Relacionadas
Read More

Abrafiltros renova parceria com SAE Brasil

Iniciativa prevê condições especiais para participação de associados Abrafiltros em eventos e levará mais conhecimento aos profissionais ligados ao setor de filtros, especialmente, do segmento automotivo.